Sampedro: marca e empresa centenária no universo têxtil faz 104 anos

Data:

Um professor universitário, um antigo oficial e um comerciante, são a génese da Sampedro que sobrevive para lá dos 104 anos que agora comemora.

A Sampedro é, hoje, uma referência na produção têxtil, uma marca de confiança nos mercados internacionais do têxtil-lar. Ainda recentemente marcou presença na Heimtextil, em Frankfurt am Main (Alemanha), num contexto de internacionalização que a torna notada na produção de lençóis de cama e tem como alvo o sector da hotelaria.

PUB

Com estes activos, cimentados em valores como a exigência, a qualidade, a par do idealismo e romantismo dos seus fundadores, a Sampedro foi-se afirmando pelo esforço e dedicação desde o tempo dos seus fundadores. Álvaro Machado, professor universitário, Eduardo Rodrigues Machado, seu irmão e antigo oficial, Luís Eugénio d’Oliveira Braga, comerciante no Porto. Estes três ‘mosqueteiros’, dedicaram-se à indústria têxtil, que em 1921 já impulsionava Guimarães, deixando um legado que se transformou num grupo empresarial alimentado, sucessivamente, por três gerações até à actualidade.

Começando por ser fabricante de tecidos de linho para confecção, de lençóis e atoalhados, a Sampedro nunca deixou o linho incorporado nos seus produtos, evoluindo para matérias-primas de algodão e algodão/poliéster e felpos.

Na sua actividade, a empresa orgulha-se da sua história e dos seus feitos, como o de ter sido a primeira empresa a produzir lençóis em xadrez, às riscas e estampados. E de ser um produtor reconhecido de roupa de cama, em que a marca Sampedro ganha vida e mostra-se perene apesar dos mais de 100 anos de vida.

A empresa com sede em Lordelo, implanta-se numa área considerável de terreno, por onde passa o comboio que vai de Guimarães ao Porto, também ‘beijada’ pelo rio Vizela. É uma das empresas ambientalmente responsáveis, com certificações internacionais. Está entre as empresas de Guimarães que optaram pela “co-geração”, um processo que permite a produção de energia própria, consolidado no tempo em que Mira Amaral foi Ministro da Indústria, nos governos de Cavaco Silva.

O universo empresarial da Sampedro é formado por várias empresas em cujos órgãos sociais já se instalam os descendentes da geração actual.

Simão Gomes, é o presidente do conselho de administração, sendo José Pedro Gomes também administrador que dão forma a esta empresa familiar e que garantirão o futuro próximo da empresa, do grupo e dos ramos da família com os mesmos valores que estiveram na base da sua fundação (1921-2025).

Foto © Sampedro

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Espaço Guimarães: grupo Klépierre nomeia Susana Ferreira como nova directora

Com uma vasta experiência no sector do retalho, regressa...

Banco de Fomento: Gonçalo Regalado mostra a empresários a sua dinâmica e deixou novidades

O presidente do Banco Português de Fomento (BPF), Gonçalo...

Première Vision Paris: roteiros temáticos incluem empresas vimaranenses

A Première Vision Paris que decorre de 16 a...

Têxteis: à espera de 1 de Agosto para se conhecer implicações das tarifas de Trump

A aplicação de tarifas pela administração Donald Trump aos...