Ricardo Araújo: “O World Tourism Film Awards foi a melhor forma de reforçar a atracção de Guimarães”

Data:

Os melhores filmes de turismo do mundo foram conhecidos em Guimarães. Premiaram os trabalhos produzidos nas categorias de serviços e produtos turísticos, promoção de país, região e de cidade.

Na 37.ª edição dos ‘World Tourism Film Awards’ (WTFA), organizada pelo Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), pela primeira vez em Portugal, com o apoio da Câmara Municipal, os filmes mais premiados tinham selo português.

PUB

E o cenário e pano de fundo desses filmes foram os territórios dos municípios do Fundão, de Manteigas, de Oleiros, e da CIM da Região Beiras e Serra da Estrela.  

Há filmes na lista de vencedores de mercados tão diversos como Espanha, Suíça, Áustria, Dinamarca, Colômbia e Japão, entre outros. 

“A oportunidade de acolher a edição de 2025 dos World Tourism Film Awards é a melhor forma de iniciar o caminho que defendemos para reforçar a atracção turística.”

O presidente da Câmara, presente na gala de encerramento, afirmou que “a oportunidade de acolher a edição de 2025 dos World Tourism Film Awards é a melhor forma de iniciar o caminho que defendemos para reforçar a atracção turística do nosso território e para prolongar a estadia de quem nos visita, gerando mais vida na cidade e mais dinamismo na nossa economia local – do comércio tradicional à restauração, da hotelaria aos restantes serviços”

A promoção de Guimarães feita através da organização de eventos pode ter ganhos na atracção de turistas. © Direitos Reservados

Esta edição premiou, pela primeira vez, filmes na cateria de ‘GreenWorking Awards’, desenvolvidos em parceria com a agência espanhola Normmal e com a participação da Organização Mundial do Turismo (OMT), distinguindo produções alinhadas com os princípios do turismo responsável. Espanha, Indonésia e Equador foram os candidatos premiados nesta primeira edição dedicada à sustentabilidade. 

“O sucesso desta edição confirma a vitalidade do sector e reforça o papel decisivo da criatividade e da inovação na promoção turística.”

Alexander V. Kammel, director do CIFFT, sublinhou que “estas produções estão entre os exemplos mais eficazes de comunicação audiovisual turística da actualidade. Celebrar os World Tourism Film Awards, em Guimarães e no Norte de Portugal foi particularmente significativo, não só pelo talento e profissionalismo premiados, mas também pela forma exemplar como o destino acolheu o evento. O sucesso desta edição confirma a vitalidade do sector e reforça o papel decisivo da criatividade e da inovação na promoção turística”

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins realçou o sucesso do evento, afirmando que “a escolha do Porto e Norte e, concretamente, da cidade de Guimarães, foi a decisão mais acertada para a realização dos World Tourism Film Awards, permitindo desta forma catapultar a região do Porto e Norte a nível internacional”

PUB

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Turismo: criadores reúnem-se em Guimarães para atribuir os ‘World Tourism Film Awards’

Abriu, hoje, a 37.ª edição dos 'World Tourism Film...

Turismo: final da ‘World Tourism Film Awards’ é em Guimarães

Mais de quatro mil vídeos promocionais, de cerca de...

Gastronomia: ‘Mostra dos Caldos, Sopas e Papas’ é património a ser preservado

Foi a terceira 'Mostra dos Caldos, Sopas e Papas',...

Turismo: Guimarães partilha a sua identidade única na INTUR em Valladolid

A INTUR - Feira Internacional de Turismo de Interior,...