Património: o Arbóreo em plataforma online já pode ser conhecido

Data:

O Município de Guimarães lançou, o inventário do património arbóreo, hoje, já disponível numa plataforma digital de acesso público. 

O conjunto de árvores estão localizadas em espaços urbanos, como avenidas, praças, jardins e parques, e destaca o papel essencial do arvoredo na qualidade de vida, saúde pública e organização dos espaços verdes.

© PUB

“Nestes locais os exemplares arbóreos são responsáveis por inúmeros benefícios ambientais e sociais que auxiliam na melhoria da qualidade de vida, saúde física e mental da população. São elementos de composição do desenho de espaços verdes, contribuindo para organizar, definir e delimitar estes locais, tornando-os esteticamente mais agradáveis e funcionais” – revela um comunicado de imprensa municipal.

Os dados até agora recolhidos pelo gabinete de gestão de arvoredo do Laboratório da Paisagem, ficam agora disponíveis na plataforma Património Arbóreo de Guimarães em regime aberto à população. Dado o vasto património arbóreo, o inventário está a ser efectuado de forma radial a partir do centro da cidade e será disponibilizado à medida que for executado.

Na plataforma é possível consultar informação sobre a caracterização do arvoredo público, dados dendrométricos, intervalo de idades do arvoredo, dióxido de carbono fixado, água captada anualmente dos solos, entre outros.

© Direitos Reservados

A implementação destas ferramentas, aliadas à gestão adequada do arvoredo urbano do concelho, surgem como instrumentos para a educação e sensibilização da população e partilha de informação sobre o património arbóreo.

“As árvores são as testemunhas silenciosas da nossa história e devem ser respeitadas, preservadas e protegidas por todos”, conclui o comunicado.

Pode consultar toda a informação: aqui.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CVE 2026: Ricardo Araújo quer Guimarães “uma cidade mais verde, mais justa e mais resiliente”

Guimarães passou a respirar o ar da Capital Verde...

CVE 2026: actividades em todo o concelho

Após a inauguração oficial de Guimarães 26 - Capital...

Vitrus Ambiente: recolha de resíduos orgânicos ultrapassou as 7 mil toneladas em 2025

A recolha de mais de sete mil toneladas de...

Capital Verde Europeia: bilhetes disponíveis para a cerimónia de abertura

As bilheteiras para a cerimónia de abertura de Guimarães...