Situado na Porta da Senhora da Guia, o ‘Passo da Paixão de Cristo’ viu concluídos os trabalhos de conservação e restauro deste oratório barroco, uma das sete estruturas edificadas pela Real Irmandade, há 298 anos, para representar os momentos da Paixão de Cristo.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, expressou o agradecimento a todos os envolvidos na reabilitação do ‘Passo da Paixão de Cristo’, destacando a importância da conservação do património cultural, artístico e espiritual da cidade.
“Precisamos ter o nosso património reconhecido, conservado e preservado.”
“O que a Câmara Municipal deseja é que a cidade tenha o seu património bem conservado e reabilitado com autenticidade. Esta intervenção representa, antes de mais, um sinal do nosso compromisso com a preservação da arte sacra e do legado cultural que nos define enquanto comunidade”, disse. Concluiu com um apelo à continuidade deste cuidado e preservação do património. “Precisamos ter o nosso património reconhecido, conservado e preservado”.

Couceiro da Costa, da Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, agradeceu à Câmara Municipal, “cujo apoio financeiro foi essencial para a realização do restauro”, sublinhando o profundo valor espiritual, cultural e comunitário associado à reabilitação dos ‘Passos da Paixão de Cristo’.
Referiu ainda que “esta é a terceira etapa de um percurso que desejamos concluir dentro de dois anos, com a reabilitação integral dos cinco Passos da Paixão ainda existentes, dos sete originais”.
A reabilitação do ‘Passo da Senhora da Guia’ insere-se num esforço contínuo de valorização, defesa e preservação do património religioso e artístico do concelho de Guimarães.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.