Passagem de Ano: há música na cidade até aos Reis

Data:

O fim-de-ano será animado por um trio de grupos: HMB, Mete Cá Sets, ADIAFA, Fernando Alvim. Vão actuar sucessivamente a partir das 22h30, no largo do Toural, no último dia do ano.

Pelo meio haverá um espectáculo pirotécnico que promete dar luz ao céu sobre o Toural.

PUB

A Câmara Municipal, apresentou, também, ontem, mais duas iniciativas que se enquadram neste findar de ano e no abrir de outro.

O ‘Concerto de Ano Novo’ com a Orquestra de Guimarães, é uma tradição igual à do ‘Cantar dos Reis’ que, em Janeiro, vai animar as ruas da cidade, com nove grupos folclóricos que vão cantar as janeiras no centro da cidade e na zona de Couros.

Um cantar volante entre dia 10 e 17 de Janeiro, destinado, também, a envolver a comunidade ou fazer chegar a ela esta tradição dos Reis, ao jeito de “uma valorização das tradições populares”.

Isabel Ferreira, vereadora da Cultura deu força “ao trabalho colaborativo” entre pessoas e instituições que se estenderá a outros eventos. “Envolvermos a comunidade e trazermos até nós os vários grupos de folclore do concelho, para cantar os reis aqui, pelas ruas da cidade”, será mais que um propósito para ser uma boa prática de defesa do património cultural. A passagem de ano, no Toural, pretende ser “um espaço de encontro, festa e celebração colectiva”.

Os HMB, que trazem ao palco os seus ritmos soul e funk, vão contribuir para isso, seguindo-se mais tarde a dupla ‘Mete Cá Sets’, um dos projectos mais populares do país, que conduz o público até ao momento simbólico da entrada no novo ano. 

À meia-noite, os céus de Guimarães iluminam-se com um espectáculo pirotécnico, lançado a partir da zona da rua da Indústria, criando um instante visual marcante no coração da cidade. 

A chegada do novo ano, já de madrugada será animada por um DJ set de Fernando Alvim, figura da rádio e da televisão portuguesa, encerrando uma noite pensada para ser vivida em comunidade. À semelhança de anos anteriores, a iniciativa conta com a colaboração da Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH). 

O largo do Toural é o epicentro das celebrações de fim-de-ano. © Direitos Reservados

Concerto de Ano Novo 

Já na tarde seguinte, do primeiro dia de 2026, o ‘Concerto de Ano Novo’, às 17h00, no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor evidenciará a Orquestra de Guimarães, sob a direcção do maestro Vítor Matos. O seu repertório será inspirado nas tradicionais valsas e temas da época, contando com a participação da Academia de Bailado de Guimarães.

Guimarães Canta os Reis 

É uma iniciativa revitalizada que se realiza em dois fins-de-semana e será protagonizada pelos grupos folclóricos de Lordelo, Corredoura, Tabuadelo, Santo Estevão de Briteiros, Souto, Conde, Pevidém, Vila Nova de Sande e de Ponte, o que mobilizará cerca de 200 participantes.

Os grupos partem da alameda, percorrendo as ruas da cidade com os seus cantares de reis e janeiras, devolvendo vida, som e tradição ao espaço público, com percursos que terminará no coreto do jardim da alameda.

Isabel Ferreira reforçou que houve essa preocupação, esse cuidado e esse interesse”, afirmando que o objectivo passa por criar estas oportunidades para que, em determinados momentos importantes, se tragam novamente essas tradições”, num trabalho que só faz sentido em rede, em colaboração com as várias entidades, projecto a projecto”

A programação cultural culmina com o concerto ‘No Natal dos Reis’, do grupo ADIAFA, às 21h30, no Teatro Jordão, prolongando-se até dia 17 de Janeiro. 

O espectáculo apresenta um trabalho recentemente lançado, inspirado nos cantares tradicionais do ciclo natalício e dos reis, cruzando as sonoridades do cante alentejano com novas abordagens musicais. Entre os músicos está Manuel Oliveira, consagrado músico vimaranense, integrando um projecto que valoriza a tradição e o talento do território. 

O ‘Convívio de Reis 2026’, será dirigido à população sénior do concelho, numa prática de “confraternização, celebração e animação, reforçando os laços comunitários e reconhecendo o papel da população sénior na vida do concelho”. Será a 13 de Janeiro, no Multiusos de Guimarães, entre as 12h30 e as 17h00.

Acessibilidade e investimento municipal

À semelhança da programação de Natal, o Município de Guimarães mantém uma atenção especial às questões da acessibilidade, assegurando zonas reservadas para pessoas com mobilidade condicionada, instalações adaptadas, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e condições de estacionamento acessível. 

O investimento municipal associado à ‘Passagem de Ano’, ao ‘Concerto de Ano Novo’ e à iniciativa ‘Guimarães Canta os Reis’ ronda os 150 mil euros, reflectindo uma aposta consistente numa programação cultural diversificada, inclusiva e profundamente ligada à identidade e à comunidade vimaranense. 

PUB

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Muralha: Café Oriental faria 100 anos mas “a sua destruição foi perda irreparável para Guimarães”

O passado do Café Oriental é nostálgico para os...

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...