Orquestra do Norte: salários em atraso preocupam trabalhadores

Data:

A Associação Norte Cultural a que pertence a Orquestra do Norte está em conflito com os seus trabalhadores.

A razão é a falta de pagamento dos “salários em atraso que passaram a ser uma constante” – revela um comunicado hoje difundido pela Comissão de Trabalhadores.

Os subsídios de férias e de Natal ainda não foram liquidados tal como os salários de Dezembro e Janeiro. A Orquestra do Norte é quem mais sofre com o atraso no pagamento de salários, 33 anos depois da sua formação, período durante o qual “levou a cultura aos mais recônditos locais deste país”.

PUB

A Comissão de Trabalhadores apela à Ministra da Cultura “para que nos ajude a encontrar uma solução, que a todos inquieta” ao mesmo tempo que denuncia o silêncio do director executivo José Bastos. “Para ele, parece estar tudo bem e raramente atende o telefone e emails” – salientam os trabalhadores.

Lamentam ainda “a falta de condições da sala de ensaios” que dificultando “a acção dos profissionais já tem causado alguns problemas de saúde”.

José Bastos visado na crise da Orquestra do Norte. © GA!

Apesar de tudo, os trabalhadores enaltecem “o desempenho do presidente da direcção da ANC-ON”, José Luís Gaspar, culpando a “gestão anterior pelo elevado endividamento que deixou”. E que cria “dificuldades de tesouraria” que continuam.

Lembram ainda “a redução do efectivo da Orquestra, a partir de 2018, a mudança na direcção artística, sem o conhecimento e aval dos músicos” que pode estar ligada à redução “do número de concertos que baixou drasticamente”. E daí ter contribuído para o aumento das dificuldades.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Inclusão: ‘Audiopaisagens Vimaranenses’ explora o som como ferramenta

O Palavras Infinitas - Núcleo de Inclusão, Comunicação e...

Exposição: ‘As Constituições Portuguesas (1822-1976)’ na SMS

Quando se assinalam os 50 anos da Constituição de 1976...

UMinho: Pedro Arezes na conferência da Associação Europeia de Universidades

O reitor da Universidade do Minho participou na 30.ª Conferência Anual...

Convívios na Misericórdia: concerto intimista de Mira Quebec hoje pelas 19h00

A igreja da Misericórdia, torna-se no palco de uma...