Natal: o primeiro do novo presidente da Câmara no território partilhado com os vimaranenses

Data:

O novo presidente da Câmara teve uma agenda de Natal – a primeira do seu mandato – preenchida e diversificada. Andou pelo território, sentindo as agruras do trânsito intenso e imenso, colocando-se, nas suas deslocações, de um lado para o outro, nas filas que os cidadãos experimentam, também, noutras épocas do ano; ouviu pessoas e partilhou com elas o espírito natalício de proximidade e solidariedade, com destaque para o encontro inter-geracional ocorrido no pavilhão Multiusos.

Ricardo Araújo não se vestiu de Pai Natal, nem viajou num trenó com sacos de prendas. Apenas se sentiu um cidadão, que, investido noutras funções, quis estar entre os seus concidadãos num momento de solidariedade, paz social, de partilha de afectos tão comuns na época em que vivemos. E que as famílias celebram.

PUB

Neste contacto com pessoas e instituições, o presidente da Câmara percebeu a dimensão humana da comunidade que se agrupa em torno da Rede Social, numa cidade Amiga das Crianças, servida por alguns voluntários, participando nas actividades organizadas sempre em tom festivo e inclusivo. Na festa da Natal participaram cerca de 1.200 pessoas, de 42 instituições e projectos sociais do concelho, num encontro especial entre crianças e seniores.

“Hoje vemos crianças e seniores a sorrirem lado a lado, a partilhar afectos e momentos simples, que ficam para a vida.”

Na ocasião, o presidente da Câmara destacou que “o Natal ganha verdadeiro sentido quando estamos juntos. Hoje vemos crianças e seniores a sorrirem lado a lado, a partilhar afectos e momentos simples, que ficam para a vida. Esta é a Guimarães que cuida, que inclui e que não deixa ninguém para trás”, vincou por entre a magia circense, acrobatas e muitos sorrisos, que se viveu numa tarde de pura alegria e convívio, reforçando laços e aquecendo corações nesta época de Natal.

Teve ainda ensejo de participar no concerto de Natal da Banda da Sociedade Musical de Pevidém, na igreja matriz da vila. Foi um momento musical, à noite, numa igreja cheia e com uma comunidade de artistas da própria Banda de Música de Pevidém, um gesto que valoriza as tradições, a criatividade e a música como pilares da coesão dos vimaranenses.

Antes da ceia de São Crispim – o último acto desta evocação do Natal, para os cidadãos mais desprotegidos – o presidente da Câmara esteve nos quartéis dos bombeiros do concelho. Primeiro, nas Taipas e depois na cidade, cumprindo o que considerou “uma boa tradição” indicada pelo seu antecessor e que Luís Soares, presidente da direcção da corporação taipense, considerou como “uma boa prática”.

Sublinhar a importância da missão e o papel desempenhado pelos bombeiros, na defesa e segurança de bens e pessoas, Ricardo Araújo chamou à atenção do facto de as missões e acções dos Voluntários das Taipas e de Guimarães serem uma competência que o Estado não cumpre na sua totalidade, embora lhe pertença. Por isso exaltou esta função de apoio e serviço prestado à comunidade, colocando-se ao lado de todos quantos se alistam nas corporações em prol da comunidade civil.

Curiosamente, este Natal, celebrado de uma forma especial pelo presidente da Câmara, em funções, há 60 dias, começou nos claustros do Convento de Santa Clara, com um concerto que se iniciou após a última reunião de Câmara, por jovens artistas do Conservatório de Guimarães, uma forma de homenagear os trabalhadores do Município, celebrando o espírito de partilha com músicas natalícias. E que tocou corações, evidenciando o verdadeiro espírito do Natal.

PUB

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Mobilidade: vá de autocarro até ao Toural na noite da Passagem de Ano

A Câmara disponibiliza transporte público, gratuito, em seis linhas...

Natal: na entrega de brinquedos a crianças especiais a engenharia mostrou que tem coração

A cerimónia de entrega de brinquedos electrónicos adaptados a crianças...

Bombeiros: presidente da Câmara aplaude construção do futuro com novas gerações

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães viveram no Sábado um...

Luz da Paz de Belém: cerimónia realiza-se nas Taipas e acolherá 53 agrupamentos de escuteiros

A Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional...