Natal: crianças com Paralisia Cerebral recebem brinquedos

Data:

O Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Universidade do Minho, volta este Natal a transformar sorrisos, com mais uma edição da sua já tradicional iniciativa de adaptação de brinquedos para crianças com paralisia cerebral, que decorrerá entre dia 15 e 18 de Dezembro.

Esta actividade tem permitido que crianças com necessidades especiais possam brincar com brinquedos electrónicos que, de outra forma, não conseguiriam accionar. São brinquedos comuns que ganham uma nova vida: com pequenas adaptações feitas pelos alunos do laboratório, passam a responder a botões acessíveis, comandos simples ou sensores, permitindo a todas as crianças viverem a magia do brincar, uma iniciativa que remonta a 2006.

“É um verdadeiro ‘ofício de Natal’, onde a engenharia se junta ao coração.”

“Os alunos e docentes do Laboratório de Automação e Robótica dedicam-se, com o seu espírito de voluntariado e entusiasmo, a desmontar, adaptar e testar cada brinquedo. Fazem-no com carinho, paciência e uma alegria contagiante. É um verdadeiro ‘ofício de Natal’, onde a engenharia se junta ao coração” – salienta Fernando Ribeiro, professor do LAR e entusiasta da iniciativa.

Este ano, conta com um convidado muito especial: o robô humanoide LARY, da Booster Robotics, que se juntará à equipa na entrega dos brinquedos, no dia 18 de Dezembro (Quinta-feira) à tarde, na Sociedade Martins Sarmento.

Alunos e professores de robótica voluntariam-se para modificar os brinquedos que alegram as crianças. © Direitos Reservados

Além do LAR, participam e apoiam esta acção várias entidades sem as quais tudo isto não seria possível: a Câmara Municipal de Guimarães, que oferece os brinquedos, o botnroll.com, que fornece os componentes electrónicos necessários às adaptações e a Sociedade Martins Sarmento, que colabora na promoção e acolhe o evento de entrega dos brinquedos.

O Laboratório de Automação e Robótica expressa, desde já, o seu agradecimento – especial e dirigido aos alunos e docentes, que todos os anos dedicam o seu tempo e talento a esta causa, movidos apenas pela vontade de fazer o bem.

A ‘fábrica de brinquedos’ pode ser visitada entre os dias 15 e 18 de Dezembro, no Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho em Guimarães (ou na Sociedade Martins Sarmento na tarde do dia 18 de Dezembro).

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Eduardo Leite: renuncia ao cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia

Era inevitável em função do pelouro que lhe foi...

Santos Passos: igreja iluminada com novo sistema que preserva património

Há um sistema novo, de iluminação arquitectural e permanente...

Pessoas com Deficiência: Dia Internacional assinalado a 3 de Dezembro

Há um conjunto de actividades preparadas pelo Fórum Municipal,...

D. Afonso Henriques: estátua sem espada temporariamente

É uma medida de salvaguarda patrimonial assumida pela Câmara Municipal...