Muralha: remoção da vegetação só após nidificação do andorinhão-preto

Data:

A Muralha de Guimarães é um espaço habitualmente utilizado para a nidificação de espécies da família Apodidae, nomeadamente a Apus apus, de nome comum andorinhão-preto.

Trata-se de uma espécie estival em Portugal, que é observada entre os meses de Maio e Agosto, com período de nidificação entre os meses de Maio e Julho.

PUB

Durante esse período, devem ser evitadas perturbações por actividades humanas junto dos locais de nidificação, motivo pelo qual o Município de Guimarães só autoriza qualquer tipo de intervenções dessa natureza após esse período.

Esta interdição temporária tem como objectivo minimizar a perturbação dos eco sistemas, assim como permitir a análise do seu impacte.

O Plano de Acção da Biodiversidade de Guimarães 2030, a concluir até final do ano, constituir-se-á como um instrumento importante para a alteração comportamental, consciencialização e conhecimento de todos cidadãos, com o objectivo de ser atingido um equilíbrio ambiental compatível com as ambições de Guimarães enquanto território ambientalmente sustentável, e em linha com as políticas públicas ambientais.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Sustentabilidade: ‘O Desporto como Agente de Mudança’, em conferência internacional

A iniciativa está integrada na programação oficial de Guimarães 26...

Vitrus Talks: comunicação ambiental assenta na mudança de comportamentos

Foi apontada como o principal desafio da comunicação ambiental,...

Fórum da Paisagem: encontro internacional com dança contemporânea e exposição artística

É um encontro dedicado ao futuro dos territórios e...

Bicicletas Antigas: passeio dos Lanceiros de Portugal anima Guimarães

A Associação Veteranos Lanceiros de Portugal (AVLP) realiza o 5.º...