Monte Latito: será mais verde e urbanizado na CVE 2026

Data:

A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) e a Câmara Municipal de Guimarães assinaram, ontem, dia 17 de Outubro, um protocolo de colaboração que marca o arranque do projecto de requalificação dos espaços de circulação do Monte Latito, na envolvente do Castelo de Guimarães e do Paço dos Duques de Bragança. O projecto pretende melhorar as acessibilidades e renovar os equipamentos técnicos, beneficiando tanto os visitantes como a população local.

A intervenção pretende valorizar um dos conjuntos monumentais mais emblemáticos do país e reforçar a ligação entre o património histórico e o espaço público. A iniciativa enquadra-se também na preparação de Guimarães para ser Capital Verde Europeia em 2026 (CVE), integrando preocupações de sustentabilidade e protecção ambiental.

PUB

Na cerimónia, que decorreu no Paço dos Duques, o presidente do conselho de administração da MMP, Alexandre Nobre Pais, sublinhou a importância da parceria entre as duas instituições, considerada essencial para garantir uma intervenção integrada e respeitadora da identidade da cidade e agradeceu o trabalho desenvolvido pelo presidente cessante da Câmara Municipal, Domingos Bragança, na valorização da cultura e do património vimaranense.

Museus e Monumentos de Portugal e Câmara Municipal cooperam na revalorização da paisagem do Monte Latito. © Direitos Reservados

Uma parceria que prosseguirá agora com o novo executivo autárquico liderado por Ricardo Araújo, a quem foram dirigidos votos de sucesso e de continuidade na proximidade com os monumentos e museus da cidade.

O evento contou com a presença das equipas do Paço dos Duques de Bragança, do Castelo de Guimarães, da Igreja de São Miguel do Castelo e do Museu de Alberto Sampaio, bem como das autoridades municipais, entidades parceiras e antigos directores das instituições culturais vimaranenses.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...