Minho: os maiores concelhos transformam um Quadrilátero num ‘Pentágono Urbano’

Data:

São mais e com maior dimensão, falta saber agora com que estratégia e com que ambição.

O que era a união de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos (num Quadrilátero Urbano) juntou Viana do Castelo (num Pentágono) que arrasta consigo um porto de mar que pode dar uma ambição maior à vocação exportadora e atlântica de uma região que pode ter duas velocidades de desenvolvimento, no coração do Minho.

PUB

Para além dos próprios municípios, também, a CCCDR-Norte saudou esta “nova colaboração inter-municipal”, considerada “uma iniciativa inovadora que promete marcar a dinâmica urbana da nossa região”, acrescenta que “o Pentágono Urbano representa um passo significativo na promoção de um desenvolvimento sustentável e integrado, que visa melhorar a qualidade de vida das comunidades e fortalecer a coesão territorial” e, “será um catalisador para novas oportunidades e um modelo a seguir na construção de cidades mais inclusivas e empreendedoras”.

A assinatura do protocolo de adesão ocorreu durante uma reunião da Comunidade Inter-municipal do Cávado, com a presença de Ricardo Rio, presidente do Município de Braga; Domingos Bragança, presidente do Município de Guimarães; Mário Passos, presidente do Município de Vila Nova de Famalicão, bem como de Luís Nobre, autarca de Viana do Castelo.

“Representam cerca de 10% das exportações nacionais e 25% das exportações do Norte de Portugal.”

“A adesão de Viana do Castelo é um sinal claro de que estamos a construir uma rede de municípios cada vez mais forte e integrada. Nesta rede temos cinco dos 20 concelhos mais exportadores, que representam cerca de 10% das exportações nacionais e 25% das exportações do Norte de Portugal. São territórios que têm demonstrado grande pujança num leque muito diversificado de sectores de vanguarda tecnológica e de inovação”, referiu Ricardo Rio.

Na manhã desse dia, Segunda-feira, 7 de Abril, na reunião da Câmara Municipal de Guimarães, o assunto era tocado ‘ao de leve’ por Domingos Bragança que pouco disse para não se antecipar à assinatura que decorreria à tarde.

Ricardo Araújo (PSD) ajuntou que este alargamento a Viana do Castelo significa “acrescentar e fortalecer”, sublinhando que “precisamos juntos de ter mais força e ganhar escala na nossa região, uma das maiores do país, como o provam a sua economia e as exportações, o número de habitantes”, uma agregação que “é positiva e para ter voz…” – defendeu.

Foto © Município de Braga

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

PDM: Câmara contesta providência cautelar com a defesa do interesse público

Com o voto dos vereadores do PS e a...

CDU: valoriza São Cristovão e vai acompanhar o seu projecto desportivo

Autárquicas 2025 A CDU visitou o Grupo Desportivo de São...

PSD/CDS-PP: “A esperança da Costa é a esperança de Guimarães”

Autárquicas 2025 A coligação 'Juntos por Guimarães' foi à Costa...

PS: Ricardo Costa mostra as suas ambições para 12 anos à frente de Guimarães

Autárquicas 2025 O programa eleitoral com que Ricardo Costa se...