Há dois pontos a separar Vitória e o Futebol Clube de Famalicão, os ocupantes do 7.º e 6.º lugares da classificação.
Esta realidade evidencia um adversário competitivo que é preciso respeitar, com o técnico vitoriano focado na possibilidade de garantir o terceiro triunfo consecutivo.
O Vitória vai a Vila Nova de Famalicão defrontar um adversário mais poderoso do que o União Lamas que defrontou para a Taça de Portugal.
“Esse bom momento da equipa de nada valerá se não formos sérios e muito focados em cada jogo” – afirma Luís Pinto.
Admite sentir uma fase de crescimento “na nossa forma de jogar”, revelando que “todos os jogadores sentem que podem ser apostas e soluções, ao invés da percepção que teriam no começo da época”.
“É isso mesmo que pretendemos: que todos sejam opção, elevando a qualidade da equipa.”
Recorda o jogo, em Lamas, no qual “se verificaram as estreias do Diogo Sousa, como titular, e do Tony Strata, como suplente utilizado, e foram bons indicadores para nós. É isso mesmo que pretendemos: que todos sejam opção, elevando a qualidade da equipa”.
Neste cenário de oportunidades para todos, a competitividade interna aumenta, o que favorece a confiança no interior da equipa.
Sobre o Famalicão, Luís Pinto reconhece que está a fazer um bom início de época. E “será mais um adversário muito interessante de desafiar”.
Porque não descarta ganhar na casa do opositor, o treinador sabe que o factor X do resultado é a forma como os seus jogadores entrarem campo. “Jogar com seriedade” é o que espera dos que entrarem no jogo.
Por isso, fala em “estar muito ligados e ser consistentes no jogo, concentrados nas acções ofensivas e defensivas”. Ora, são “esses detalhes que poderão fazer a diferença no jogo”, para além do equilíbrio que possa existir na partida.
Com Beni Mukendi já disponível para actuar, Gonçalo Nogueira continua fora da convocatória.
Luís Pinto repete que nesta paragem do campeonato “temos aproveitado bem o tempo e as paragens nas competições. Tivemos alguns jogadores nas selecções e, quantos mais forem, tanto melhor, mas a última paragem ajudou-nos a consolidar alguns processos, incluindo durante essa fase alguns jogadores oriundos da formação. Aproveitamos sempre muito bem tudo aquilo que a vida nos dá, tentando melhorar” – concluiu.
Foto © Vitória SC
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



