As Jornadas Históricas acontecem, por esta altura, em que o nascimento de Portugal, em 1128, e a Batalha de São Mamede, agitam os ventos da história.
O Município promove uma viagem em direcção à descoberta do passado, pela voz e conhecimento de especialistas. “Um evento cujo objectivo é dar visibilidade às investigações científicas que se produzem sobre a época medieval e moderna”.
A ligação de Dom Dinis a Guimarães é o tema deste ano, onde serão apresentados estudos sobre o reinado e a sua ligação a Guimarães, datada de 1288, que decorrerá na Sociedade Martins Sarmento, na sexta edição, no dia 14 de Junho (Sábado).
As Jornadas Históricas conjugam-se com a temática da Feira Afonsina, onde se vai destacar a ‘Investidura de Afonso Henriques’, de 20 a 24 de Junho.
O programa inclui comunicações de José Augusto de Sottomayor-Pizarro, Saul António Gomes, José Ferrão Afonso, Rita Sousa e João Gouveia Monteiro. Será ainda apresentada a edição de 2024 da Revista Afonsina, dedicada a ‘Mumadona Dias e o Paço Condal do século X’, pelo presidente da Sociedade Martins Sarmento, Antero Ferreira.
A cidade veste-se a rigor para mais uma edição da Feira Afonsina, a partir de 20 de Junho (Sexta-feira), que se prolonga até dia 24 (Terça-feira), animando o centro histórico com recriações medievais, mercados temáticos e encenações que envolvem toda a comunidade.
A ‘Investidura de Afonso Henriques’, momento simbólico que assinala a cerimónia de investidura do infante como cavaleiro, determinado a conquistar um reino independente, estará em destaque absoluto. Mercadores, artesãos, soldados e nobres darão vida ao burgo medieval, com um programa recheado de momentos de recriação histórica, batalhas encenadas, gastronomia, música e espectáculos para todas as idades.
As celebrações evocativas do dia 24 de Junho de 1128, marcado pela Batalha de São Mamede, travada em Guimarães, data considerada como ‘A primeira tarde portuguesa’ pelo historiador José Mattoso, conta um programa extenso que culmina às 21h30, no Campo de São Mamede, com a aposição de condecorações honoríficas e o concerto da Orquestra de Guimarães com o Coro Comunitário.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.