Um encontro entre uma bailarina e actriz e uma cantora e compositora, proporcionará, hoje, no Teatro Jordão (21h30), mais um espectáculo do GUIdance, deste ano.
Numa noite em que o espanhol estará em palco, será interessante ver como actuam uma catalã e uma galega, com o país e a dança a uni-las nesta performance que tem o património cultural da Galiza como inspiração, onde a música e a dança ganham expressão, no meio de imagens evocativas.
O que se vai ver é “a relação entre identidade, cultura e expressão colectiva”, um dueto de Janet Novás e Mercedes Peón seleccionado pela rede Aerowaves, “onde dança e música se fundem num ritual contemporâneo de forte intensidade sensorial e política”. Ambas têm um currículo na dança acentuado em diversas companhias, nomeadamente o Les Ballets C de la B. Janet Novás recebeu o prémio Goya de melhor actriz revelação em 2024. Mercedes Péon é considerada uma das mulheres mais carismáticas do actual circuito da world music.

‘Mercedes máis eu’ é o nome do evento que o festival de dança contemporânea de Guimarães oferece, numa edição que tem como mote “a sincronização da diversidade”. E pretende mergulhar o público num ritual contemporâneo feito de memórias e ritmos intensos que explora diferentes arquitecturas sensoriais, como se lê no programa.
Esta edição do festival propõe “pensar a diversidade como um processo colectivo e dinâmico, onde diferentes corpos, linguagens e imaginários co-existem e se transformam. Num tempo de aceleração tecnológica e de profundas mudanças sociais e ambientais, o corpo emerge como tecnologia de futuro, de memória e reinvenção, tornando-se o principal mediador entre o humano, a comunidade e o mundo natural” – salienta o comunicado de A Oficina.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




