O serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira foi seleccionado para apresentar duas comunicações sobre a optimização da preparação intestinal para os exames de cápsula endoscópica, com vista a uma maior eficácia, conforto e melhores resultados finais para os utentes.
Em parceria com o Hospital de São João, a outra comunicação científica versou o tema da aplicação da inteligência artificial nos exames de cápsula endoscópica, o que permite obter resultados com maior acuidade e com maior rapidez, afirmando-se como uma enorme mais valia na realização destes procedimentos.
“As linhas de investigação que o serviço desenvolve, são reconhecidas nacional e internacionalmente.”
José Cotter, director do serviço de Gastroenterologia da ULSAAVE, afirma que “as linhas de investigação que o serviço desenvolve, são reconhecidas nacional e internacionalmente”. E demonstra como a Gastroenterologia tem “um serviço altamente especializado” e capaz de satisfazer a procura, evitando “a deslocação dos doentes para serviços de hospitais centrais”.

Outras comunicações do serviço de Gastroenterologia foram apresentadas sobre a forma de póster, versando temas como a importância dos ultra-sons na esteatose hepática, a melhoria dos estudos para compreensão da obstipação, doença de Crohn e a importância da inteligência artificial aplicada aos exames endoscópicos com cápsula.
Recorde-se que foi na ‘Digestive Disease Week’, que se realizou em San Diego – EUA, no passado mês de Maio que aquelas boas práticas em Gastroenterologia do hospital vimaranense, foram apresentadas, um serviço – num total de sete existentes em Portugal – que são acreditados pelo ‘European Board’ de Gastrenterologia e Hepatologia como centro europeu de formação nesta especialidade.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.