A Câmara Municipal de Guimarães apresenta, a estreia pública do documentário realizado durante a edição de 2024 das Festas Nicolinas, no próximo dia 1 de Dezembro (Segunda-feira), no Teatro Jordão.
No âmbito da revisão da ficha do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, foi rodado um filme sobre a festa dos estudantes.
“A realização deste documentário teve origem na actualização dos registos audiovisuais necessários à instrução do pedido de inventariação, aproveitando-se a edição de 2024 para reunir um vasto e rigoroso conjunto de imagens e fotografias, assim como registos do arquivo da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães – Velhos Nicolinos, e que captam, de forma integral, todos os números” – salienta o Município numa nota de imprensa.
A sessão terá início às 15h00, com repetição às 17h00, e contará com intervenções da vereadora Isabel Ferreira, dos autores Whale’s Mouth, Nuno Meneses, da realizadora Gabriela Nashe, e do presidente da comissão das Festas Nicolinas, seguindo-se a exibição do filme, com 62 minutos de duração.

Refere a nota que o documentário foi produzido com “o trabalho de uma equipa especializada, tornando-se evidente a oportunidade de transformar o levantamento técnico num filme que transcendesse o mero registo factual, oferecendo um retrato mais profundo, vivido e contextualizado desta celebração emblemática da identidade vimaranense”.
O documentário conjuga, imagens recolhidas em 2024 com fotografias e vídeos de arquivo, integrando ainda entrevistas a personalidades decisivas para a compreensão histórica, científica e vivencial das Festas Nicolinas, entre as quais Amaro das Neves, Fernando Capela Miguel, J.Y. Durand, Miguel Bastos, José Ribeiro e Marta Nuno.
“O resultado é um testemunho abrangente que preserva a memória da festa, reforça o seu valor patrimonial e contribui para a sua transmissão às gerações futuras, afirmando uma vez mais a vitalidade desta tradição estudantil secular profundamente enraizada na cultura de Guimarães” – conclui a nota.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


