Escola D. Afonso Henriques: ‘Encontro Multicultural’ junta alunos do 8º ano

Data:

No âmbito do projecto de Domínio de Autonomia Curricular (DAC), as disciplinas de Geografia, História, EMRC e Inglês articularam-se para promover o ‘Encontro Multicultural’, destinado aos alunos do 8.º ano da escola EB 2,3 D. Afonso Henriques – palco de um espaço de diálogo e de cidadania activa. Esta iniciativa teve como objectivo central a integração plena dos alunos e a celebração da diversidade cultural na comunidade educativa.

O evento iniciou-se com um momento musical marcante, protagonizado por duas alunas do 7.º E, que interpretaram o ‘Hino da Alegria’. Esta escolha simbólica reforçou a música como linguagem universal e elo de ligação entre os povos.

A sessão deu depois voz directa à multiculturalidade através dos testemunhos, na primeira pessoa, de quatro alunos, dois do 8.º ano e dois do 5.º ano, provenientes de geografias distintas: Angola, Brasil, Equador e Colômbia. Estes protagonistas partilharam aspectos identitários, históricos e geográficos dos seus países de origem, permitindo aos seus pares uma compreensão mais profunda e empática das suas trajectórias de vida e de migração.

Numa lógica de abertura da escola à comunidade, o encontro contou com a presença e intervenção de uma encarregada de educação, bem como de Fátima Pereira, coordenadora do CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes). Esta colaboração institucional e familiar reforçou o papel de Guimarães como uma cidade inclusiva e demonstrou a eficácia das parcerias locais no apoio à integração de novos residentes.

PUB

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Reabilitação: escolas D. Afonso Henriques e Gil Vicente já têm apoios

As escolas básicas 2,3 D. Afonso Henriques, em Creixomil,...

UMinho: Escola de Economia, Gestão e Ciência Política faz 44 anos

A Escola de Economia, Gestão e Ciência Política (EEG)...

Eco Parlamento: escolas escolhem temas da sua participação em ano de CVE 2026

O Laboratório da Paisagem recebeu a primeira sessão da...

CIAJG: o palco para um projecto da Ondamarela no fim-de-semana

'Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se'...