Couros: celebração do 2º aniversário de inscrição no património da UNESCO

Data:

Começam, hoje, três dias de celebrações para assinalar o segundo aniversário da inscrição de Couros na UNESCO.

Com uma programação plural, diversificada e aberta à comunidade, a comemoração desta efeméride, evoca-se a memória e identidade deste território singular, projectando simultaneamente o seu futuro, através de iniciativas que cruzam património, ciência, arte, música e participação comunitária.

PUB

O programa inclui workshops, exposições, concertos corais, percursos performativos, debates e actividades inter-geracionais, reflectindo diferentes perspectivas sobre a herança da Zona de Couros e o seu papel na vida contemporânea de Guimarães.

Entre os destaques do programa, estão a ‘Visita Memória à Antiga Fábrica de Curtumes Âncora’, a exposição ‘Couros e Peles nas Colecções da Sociedade Martins Sarmento’, a inauguração do mural ‘Mergulho’, de Luís Canário Rocha e Ana Duarte, da exposição ‘Trânsitos’, de José Caldeira, Manuel Rodrigues e Patrícia Marinho Oliveira, e o percurso ‘Co(u)ral’, com a participação de coros de Guimarães, Porto e Santiago de Compostela.

A programação inclui, ainda, iniciativas de natureza e memória, como o Bioblitz diurno e o percurso ‘Memórias da Zona de Couros’. As inscrições já se encontram abertas.

O evento é organizado pelo Município de Guimarães, em articulação com diversas instituições culturais e científicas, reafirmando o compromisso da cidade com a inovação cultural, a sustentabilidade e a preservação da memória colectiva.

O programa detalhado do 2.º aniversário da elevação da Zona de Couros a Património Cultural da Humanidade da UNESCO pode ser consultado: aqui.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CAISA: tem jovens a participar na Youth Exchange, na Lituânia

Um grupo de jovens da CAISA , está a...

Livros: Fernando Capela Miguel apresenta duas obras de poesia

A Biblioteca Municipal Raúl Brandão (BMRB) acolhe a apresentação...

Livro: ‘Que o Inferno Pareça Aqui’ amanhã na Sociedade Martins Sarmento

João Zamith vai mostrar o seu livro 'Que o...

Long Table Europe: é o novo projecto da CAISA financiado pelo Erasmus+

A CAISA - Cooperativa de Artes, Intervenção Social e...