CIAJG: ‘A Queda da Baleia’ é performance de Ece Canli e Hugo Canoilas

Data:

É o resultado de um processo colaborativo entre um artista plástico, uma performer e uma curadora. Pode ser apreciado Sábado, dia 3 de Maio, às 17h00, na Plataforma das Artes e da Criatividade com entrada gratuita.

Segundo o texto de Eduarda Neves, ‘A Queda da Baleia’ explora as zonas de tensão e contacto entre o tempo de desmontagem de uma exposição e a potência do espaço expositivo como máquina de guerra – a energia como transgressão. Espaço fixo que é nómada – sem distinções abstratas.

PUB

“Mais ligação e menos oposição. Enquanto devir-acontecimento, esta obra, performance, instalação, partilhada, considera as várias dimensões da experiência, multiplicando a simbiose entre forças produtivas. Organismos que se encontram e afectam. Um modelo oceânico, no céu e na terra. Sem fronteiras ou sujeição, o absoluto do oceano é aqui considerado simplesmente, como fazem os poetas”.

Através de intensidades visuais, sonoras, plásticas e espaciais, a matéria textual projecta ecos de inúmeras autorias e dimensões geográficas procurando que a relação entre obra e público se construa através de uma vivência mútua – heterogeneidade e acontecimento colectivo. Esta performance-instalação é parte integrante de Atlantic, um projecto da ‘Contemporânea’, com direcção artística de Celina Brás, que, ao longo de 2025, apresenta várias propostas nos domínios da criação, programação e edição em colaboração com várias instituições. 

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Realces: inaugura a exposição táctil ‘Liberdade’

O projecto 'Realces', uma experiência inclusiva artística, volta a...

Penha: hoje há concerto pela banda ‘Ecos da Tuna’

O espectáculo começa às 21h30, no largo da Comissão....

CAISA: ‘Festival Cacarejo N’Aldeia’ anima Oeste de Guimarães

O coração do território Oeste de Guimarães pulsa ao...

CAR: nova sessão do ‘Círculo de Poesia’ agora com Noa

Com o tema 'Poetas, Canções e Encantamentos', a convidada...