CDMG: fim-de-semana com mesa redonda e celebração do projecto ‘Remoinho’

Data:

A mesa-redonda com historiadores e genealogistas numa nova sessão dedicada ao programa ‘Nome de Família: Guimarães’ com o mote ‘A Democratização da Genealogia’ decorre no dia 25 de Maio, pelas 16h00, na Casa da Memória de Guimarães.

A conversa será moderada por Rui Faria que junta à mesa historiadores, arquivistas, criadores e dinamizadores de projectos que democratizaram o acesso do grande público às informações genealógicas, reflectindo as formas como tais projectos impactaram a expansão da genealogia nos dias de hoje, contando com convidados como Francisco Queiroz (historiador de arte e genealogista), Alexandra Marques (directora do arquivo municipal Alfredo Pimenta) e Maria do Céu Barros (genealogia FB).  

Através de oficinas, visitas e mesas-redondas compostas por especialistas de diversas áreas, o programa ‘Nome de Família: Guimarães’ será um eixo central da programação do presente ano da Casa da Memória, tomando por substrato a investigação sobre as raízes de uma árvore enorme com muitos ramos genealógicos que brotaram neste território.   

© Direitos Reservados

O projecto ‘Remoinho’ tem a celebração final no terreiro da Basílica de São Torcato, no próximo Domingo, a partir das 16h00. Depois de uma jornada de registo etnográfico e gastronómico, a proposta final é a de celebrar essa mesma história – pelo passado que se (re)conheceu, pelo presente possível e pelos cenários futuros sonhados.  

E a celebração final será especial com a broa tradicional feita com farinhas de produtores locais e um conjunto de masseiras orquestradas, uma forma de preparar em conjunto a bôla e a broa, nesse movimento espiralado de juntar pessoas à mesa – e de ouvirmos, juntos, esse som longínquo num qualquer lugar onde a água conflui de forma circular – para sermos presentes.  

E a acompanhar este lanche comunitário, poderemos contar outro tipo de nutrição – a da música de Samuel Martins Coelho, num concerto que explora o potencial da criação e da experimentação da liberdade de ouvir cada lugar esquecido e trazê-lo até este terreiro pela sua sonoplastia, um lugar encantador e cheio de história.   

A Irmandade de São Torcato e a junta de freguesia apoiam o evento. O ‘Remoinho’ é um projecto de investigação e de celebração comunitária da programação da Casa da Memória, contando com mentoria de Liliana Duarte, que agora se aproxima deste momento final, tendo apresentado uma série de momentos – desde oficinas a palestras e performances com contributos das comunidades envolvidas, convocando também a música – destinados a celebrar e explorar a vida e a importância dos moinhos e do pão na cultura de Guimarães. 

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CAISA: promove projecto internacional ‘Creating Sustainable Communities’

A CAISA, tornou-se numa referência nacional em projectos de educação,...

UMinho: 50 anos da Escola de Engenharia num livro de memórias

O 'Livro de Memórias da Escola de Engenharia da...

Concerto de Ano Novo: reforça papel da música nos Jovens Cantores de Guimarães

É um momento musical e, também, o início simbólico...

Exposição: o centenário da abertura do Café Oriental que marcou a história de Guimarães

Hoje e 100 anos depois e teríamos o Café...