CCDR-Norte: o ‘Norte Pontual’ tem apoios simplificados para agentes culturais

Data:

Com o objectivo de promover, numa lógica de complementaridade orçamental, acções culturais e criativas de autores, estruturas artísticas independentes e agentes culturais de carácter não profissional, ou profissionais sem outros apoios do Estado, de inequívoco interesse cultural para a região Norte, o novo programa vai vigorar a partir de 2026.

António Cunha, presidente da CCDR-Norte reconhece “a reduzida dimensão do envelope financeiro disponível para este programa, mas conseguimos reforçá-lo em 100.000€, garantindo um total de 400.000€, provenientes na sua totalidade do nosso orçamento”.

PUB

O programa é constituído por três linhas de apoio (‘Projectos’, ‘Instrumentos’ e ‘Protocolos’), com um orçamento total de 400 mil euros, e visa uma aplicação integral em 2026. Cada linha destina-se a apoiar projectos de natureza distinta, com limites que podem variar entre cinco e quinze mil euros.

As candidaturas à linha de apoio ‘Projectos’ poderão ser apresentadas ao longo de trinta dias, a contar da publicação do regulamento em Diário da República, funcionando a linha ‘Protocolos’ em modo de “guichet aberto” até ao esgotamento das verbas disponíveis. Já as candidaturas à linha de apoio ‘Instrumentos’ decorrem, como sempre, até 31 de Dezembro (Quarta-feira).

António Cunha lança apoios para produção artística, formação e programação de agentes culturais. © Direitos Reservados

A linha de apoio ‘Projectos Pontuais’ atribuirá apoios até um limite de cinco mil euros por projecto, incidindo nas áreas da edição, da criação e produção artística, da formação e da programação e difusão cultural. Já a linha ‘Protocolos Pontuais’ atribuirá apoios até quinze mil euros a projectos que se enquadrem na programação anual da CCDR-Norte, como por exemplo as comemorações do bicentenário de nascimento de Camilo Castelo Branco, a promoção do Património Cultural do Alto Douro Vinhateiro Património da Humanidade ou a valorização da Quinta de São Gens.

O regulamento e a apresentação de cada uma das linhas do programa já estão disponíveis: aqui.

PUB

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Luís Montenegro: CCDR’s são pilar da reforma do Estado e da execução territorial

O Primeiro-Ministro, defendeu que as Comissões de Coordenação e...

PTRR: é hoje apresentado no Porto na posse dos vice-presidentes da CCDR-Norte

O Conselho Regional do Norte, reúne, hoje, extraordinariamente, com...

CCDR-Norte: Álvaro Santos já tomou posse assumindo um novo ciclo

Um “espírito de missão e um inabalável sentido de...

CCDR-Norte: de António Cunha para Álvaro Santos

A tomada de posse acontece, neste momento, em Évora,...