28 C
Guimarães
Domingo, Junho 15, 2025

Bombeiros: presidente da Câmara Municipal recebe distinção

Economia

Domingos Bragança, presidente do Município, foi agraciado com a Fénix de Honra, uma distinção atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses, e que representa “o mais elevado reconhecimento da instituição, simbolizando a excelência, dedicação e impacto positivo na protecção civil e no serviço aos bombeiros em Portugal. A condecoração premeia o esforço da autarquia vimaranense no apoio às suas corporações de Bombeiros, nomeadamente as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e das Caldas das Taipas”.

A condecoração foi atribuída durante as ‘Jornadas Nacionais de Bombeiros’, realizadas em Guimarães neste fim-de-semana.

Condecorações da Liga dos Bombeiros Portugueses para diversas entidades. © Direitos Reservados

O evento congregou centenas de bombeiros de diferentes regiões do país que responderam ao apelo da Liga dos Bombeiros Portugueses, da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

O objectivo principal destas jornadas foi o de valorizar o papel dos bombeiros e fomentar a sua ligação à comunidade.

Um dos momentos de destaque das jornadas foi a sessão solene que teve lugar Sábado, 24 de Maio, no Largo do Toural, durante a qual foram atribuídos prémios e distinções a bombeiros, instituições e cidadãos que se distinguiram ao longo do ano de 2024 na ajuda prestada quer a populações quer a corporações de bombeiros por todo o país. 

A cerimónia contou com a presença do secretário de estado da Protecção Civil, Paulo Simões Ribeiro, para além de Domingos Bragança, entre outros representantes de entidades públicas, forças de segurança e da protecção civil, de que se destacam António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Ana Damasceno, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, e Luís Gil Barreiros, presidente da mesa do congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Domingos Bragança salientou a importância de Guimarães como cidade histórica que sabe reconhecer o legado que recebeu do rei fundador, Afonso Henriques, e que sabe reconhecer os seus heróis, como é o caso de todos os bombeiros do concelho. Sobre a condecoração que recebeu considerou-a repartida por todos os vimaranenses e que todo o apoio prestado pela autarquia não é suficiente para lhes prestar a homenagem devida pelo serviço público inestimável e abnegado que prestam à população. 

Mostrou a sua satisfação por Guimarães ter sido escolhida como palco das primeiras ‘Jornadas Nacionais de Bombeiros’, e agradeceu a toda a organização que soube merecer os elogios de todos os presentes pela brilhante organização.

Registou-se um desfile de viaturas operacionais, com a participação de várias corporações, que saiu da Alameda Alfredo Pimenta, passando pelo Largo do Toural e finalizando junto à Escola João de Meira.

Para reforçar o espírito de união e gratidão, os Bombeiros Voluntários de Guimarães convidaram os cidadãos a mostrar o seu apreço com um gesto simples: pendurar nas janelas ou varandas uma bandeira criada para o evento. Esta bandeira incluiu a frase ‘Obrigado Bombeiros’ e as cores da bandeira nacional, como símbolo de reconhecimento pelo serviço prestado pelos bombeiros portugueses.

O encerramento das jornadas ocorreu este Domingo, com uma missa em memória dos bombeiros que perderam a vida no cumprimento do dever, celebrada pelo bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, na Igreja de São Francisco.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias