O programa tem um misto de concertos, tertúlias, atelier infantil, noite de astronomia e cinema. Teatro e até noite de fados.
São 19 dias com actividades que vão desde 28 de Maio a 27 de Setembro, abertas ao público, com entrada livre.
Luís Mota, programador, destaca “a agenda exigente” desta nova temporada, e, também, “o estamos cá para continuar este legado” que é a iniciativa Banhos Velhos/ Taipas Termal. Mão Morta, Emmy Curl, Ganso e Rita Vian, são nomes que se distinguem nesta oferta musical e artística que “ano após ano tem registado recordes de afluência de público”.
“Descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre.”
Objectivamente a temporada dos Banhos Velhos/ Taipas Termal, tem a missão de “descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre”. Por isso, a programação inclui “um dia extra de música que contará com bandas que nasceram nas Taipas”. Igualmente assinalará os 150 anos do edifício decagonal dos Banhos Velhos.

João Gonçalves, mais conhecido por Theo, na sociedade da música taipense, terá a oportunidade de “tocar nos Banhos Velhos pela primeira vez”, no tal dia destinado às bandas que se formam em garagens e depois se projectam em espectáculos na região.
“É bom para os jovens saberem que têm estas oportunidades na cultura e, assim, começarem a ter interesse na música” – revelou Theo agradado com esta nova perspectiva de participação no meio musical dos Banhos Velhos.
De salientar que o encerramento (27 de Setembro) dos Banhos Velhos como programa cultural, far-se-á com Teatro, com a ATRAMA a apresentar ‘Uma Noite em Família’. Também, o GTAC – Grupo de Teatro Amador de Campelos, apresentará a peça ‘A Noite’, num espectáculo que se realiza a 12 de Julho.
Sofia Ferreira, vereadora e presidente da Taipas Turitermas considerou o evento como “muito importante” que cumpre com os objectivos estatutários da cooperativa. Justificou que “os concertos e workshops e demais actividades na programação serão experiências enriquecedoras”.
“Espero que esta seja uma oportunidade de projecção e de crescimento.”
Salientou “dar palco a jovens e talentos locais, é contribuir para haja sempre uma primeira oportunidade”, dando como exemplo a participação de João Gonçalves. “Espero que esta seja uma oportunidade de projecção e de crescimento” – desejou a vereadora, reconhecendo que “os Banhos Velhos assumem uma dinâmica vital dentro da instituição, promovendo a cultura”.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.