O Carnaval de Pevidém é o melhor de Guimarães. A convicção é geral porque a Associação Cultural Sol no Miral se empenhou em apostar numa festa de quase uma semana de folia.
O desfile com as crianças das escolas é uma bandeira que se passa aos mais novos, como herança e tradição, de uma zona mais industrial, dando o tiro de partida para cinco dias de animação. Também, à noite, ‘Dá Baile & Dá ao Dente’, é um misto de música com comes e bebes, a partir das 20h00, reunindo na praça Francisco Inácio, o DJ Pidá e Valkiboys.
Até ao dia grande da festa carnavalesca, a vila anima-se com um Sábado preenchido, a partir das 10h00, com um grupo de bombos: o ‘Rally Orelheira’ é uma proposta original, pelas tascas da vila, um momento gastronómico que evidencia o sabor da carne de porco usada no tal cozido à portuguesa.
Mais música, é o que fica para a noite deste dia, com os ClariBeats, um ensemble da Sociedade Musical de Pevidém, a que se segue mais uma sessão do ‘Dá Baile & Dá ao Dente’ com os Animinho.
O centro da vila continua animado no Domingo e Segunda-feira com mais propostas musicais, até chegar a ‘Terça-feira Gorda’ quando se registará o grande desfile com caretos, mais seis carros animados, todos com a intenção de convidar à participação neste Carnaval.
“O Carnaval de Pevidém já ultrapassa os limites do concelho.”
“Isto é Carnaval, para além da vila” – considera o presidente da Junta de Freguesia de Selho São Jorge, António Ribeiro. E afirma que “o Carnaval de Pevidém já ultrapassa os limites do concelho”, elogiando o trabalho da Sol no Miral e um antecipar da comemoração dos 20 anos de vila.
Rui Pedroso Fernandes, presidente da associação cultural, garante que tudo está preparado para o grande dia. “Começamos a preparar o Carnaval no ano anterior porque a cedência das instalações pela Coelima permite ali ter um centro de criação, a funcionar durante todo o ano” – afirma.
Essa é, também, “uma das forças do Carnaval de Pevidém que tem uma equipa própria, a que se vão juntando voluntários que ocupam os seus tempos livres com tarefas lúdicas e criativas, estendendo à comunidade a influência da iniciativa” – assegura Rui Pedroso Fernandes.
Esta “oficina criativa” orgulha a Associação Sol no Miral que assume uma componente cultural dos seus objectivos.
Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura assume que “o Carnaval de Pevidém já não é só o melhor Carnaval desta zona sul do concelho mas sem dúvidas o Carnaval de Guimarães em que todos se identificam”.
“Agrada-nos o trabalho genuíno e de base, do qual emerge o Carnaval enquanto actividade cultural.”
Destaca o historial do evento, a sua memória, a genuidade e “a aposta constante e crescente em conferir-lhe uma qualidade que o torna referência. Agrada-nos o trabalho genuíno e de base, do qual emerge o Carnaval enquanto actividade cultural, de animação e de entretenimento” – refere Paulo Lopes Silva.
Deixa uma palavra de reconhecimento à Sol no Miral por posicionar na região “este Carnaval de Guimarães”.
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Selho São Jorge, várias empresas contribuem para o orçamento do Carnaval de Pevidém estimado em cerca de 20 mil euros.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.