O evento que decorreu de 11 a 14 de Julho, “afirmou-se, uma vez mais, como um dos eventos mais emblemáticos e acarinhados em São Torcato e no concelho de Guimarães ao reunir restaurantes, agricultores, artesãos e produtores locais para celebrar a cultura, a gastronomia e os produtos da terra”, salienta o presidente da direcção da ADCL, Sérgio Gonçalves.
Numa nota de imprensa, considera que “a Feira da Terra apresentou 75 expositores, seis restaurantes e recebeu um número elevado de visitantes, os quais usufruíram de uma experiência completa, celebrando a riqueza cultural e os produtos provenientes da terra”.
Sublinha que foi a variedade de expositores que “a feira ofereceu aos visitantes a oportunidade de conhecer e comprar produtos frescos, desde frutas e vegetais até produtos lácteos, mel e vinho produzidos localmente. Os participantes puderam desfrutar de degustações, demonstrações de artesanato tradicional e interagir directamente com os produtores, fortalecendo o vínculo entre produtores e consumidores, e entre o rural e o urbano”.
Ao nível cultural, Sérgio Gonçalves defende que a programação “foi diversificada proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de mergulhar nas tradições e nas curiosidades do passado. Houve lugar a vários concertos, folclore, animação de rua, teatro, actividades para crianças, desfile de bicicletas antigas (Pasteleiras), exposição de motos antigas enriquecendo a experiência para toda a família”. E incluiu palestras e workshops sobre diferentes temáticas relacionadas com a preservação do meio ambiente e a divulgação das artes tradicionais. A par de uma exposição retrospectiva dos 30 anos da ADCL, uma presença impactante no território.
E, por fim, acredita que, de sucesso em sucesso, “a Feira da Terra de São Torcato, organizada pela Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, continue a prosperar nos próximos anos, atraindo visitantes de toda a região e enaltecendo sempre a cultura e a economia local, afirmando a região”.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.