12.8 C
Guimarães
Quarta-feira, Janeiro 22, 2025

FITUR: Guimarães aproveita sinergias da maior Feira de Turismo

Economia

Guimarães está na FITUR – uma das maiores feiras do sector no mundo – integrando o pavilhão do Turismo de Portugal e o do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Uma presença que é uma retoma num evento onde se pode captar a atenção do mercado espanhol, da Europa e de África.

O Brasil é o país convidado desta 45ª edição da FITUR 2025 que vai perdurar durante cinco dias.

PUB

O Município reforça a sua aposta no turismo internacional aproveitando as sinergias deste certame, com a presença de milhares de profissionais, concorrendo com destinos e entidades globais.

A FITUR tem-se consolidado como um espaço de excelência para apresentar as tendências e inovações da indústria turística.

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara, considera a participação na FITUR como “uma oportunidade única para projectar Guimarães como um destino turístico sustentável, culturalmente rico e economicamente relevante”.

O território vem reforçar o seu compromisso em promover “experiências autênticas e diferenciadoras, valorizando o património histórico, a gastronomia e o eno-turismo, alinhado com as tendências e desafios do sector a nível global”, afirmou.

Reis de Espanha presentes no stand do Brasil, no primeiro dia da feira. © FITUR

Durante os cinco dias da feira, o stand ‘Visit Guimarães’ promoverá experiências que destacam o melhor da cultura, eno-gastronomia e inovação tecnológica. Entre as actividades, incluem-se provas e degustações de vinhos das quintas locais (Quinta da Cancela, Quinta Pousada de Fora e Quinta dos Encados), uma experiência de realidade virtual 360º que permite explorar virtualmente a cidade, e sorteios diários que premeiam os visitantes com estadias, provas de vinho, visitas a museus e experiências de spa termal.

Guimarães terá também um lugar de destaque no stand ‘Visit Portugal’ nos dias 25 e 26 de Janeiro (Sábado e Domingo), com duas apresentações-chave.

A ‘Volta a Espanha Solidária’, evento social e cultural terá início em território português, na vila de São Torcato. Organizado pelo ‘Movimento Ultreya’, a volta combina o desporto (ciclismo) com a promoção das localidades por onde passa, envolvendo mais de 35 instituições sociais e culturais. A partida em São Torcato será um marco para a iniciativa, que seguirá até Toledo, Espanha.

A seguir será a estratégia de desenvolvimento do eno-turismo que será apresentada por produtores vinícolas locais, com foco na valorização do território e na promoção de vinhos únicos produzidos na região. Esta abordagem estratégica posiciona Guimarães como um destino diferenciador no contexto do Norte de Portugal, integrando eno-turismo e cultura de forma inovadora.

No último dia do evento, 26 de Janeiro, das 14h00 às 15h00, Guimarães participará no ‘Palco Degustações’, no stand ‘Visit Portugal’, numa acção conjunta com a região do Porto e Norte. Serão apresentados produtos eno-gastronómicos diferenciadores, destacando a riqueza e diversidade das tradições locais.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias