Classificado como “um momento sempre singular e de constante renovação”, viveu-se o Natal no Estabelecimento Prisional de Guimarães (EPG).
O Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Braga, Dom José Cordeiro, participou nesta iniciativa com os padres Domingos e Paulino, anterior e actual capelães, e João Torres responsável pela pastoral penitenciária da arquidiocese.
Uma eucaristia natalícia realizou-se com a comunidade prisional feita de reclusos, guardas, direcção da instituição e voluntários.
E um “acto fundador do ano jubilar de 2025”, já assinalado pelo Papa Francisco, em Roma, e que no caso presente se tornou numa verdadeira “comunhão de um momento único de reflexão, convergência e partilha na esperança jubilar de que é, e será, sempre tempo de questionar e construir, de corrigir e superar, de caminhar e crescer em espírito são e bondoso”.
Esta iniciativa de celebrar o Natal religioso e cristão no Estabelecimento Prisional é um “alimento para uma vida melhor com expressão imediata em 2025”.
A convicção de que todos reúnem qualidades e defeitos, potencialidades e dificuldades, importando saber enfrentar, lidar e superar na busca de um ‘Ser Melhor’, à luz do Deus Pai, a celebração eucarística foi momento de partilha do reconhecimento generalizado pela presença boa e amiga do padre Domingos, de esperança acrescida que significa a chegada do padre Paulino, de reafirmação da pastoral penitenciária como veículo de ajuda e tributário de reflexão e crescimento “no ser e estar” de cada um e do reforço do ano jubilar 2025 como momento síntese de esperança.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.