É uma nova plataforma desenvolvida no seio do Quadrilátero Urbano que vai mostrar informação em tempo real sobre horários, paragens e trajectos dos transportes públicos.
O website Qmob.pt, foi recentemente lançado e onde os utilizadores podem encontrar diversas informações sobre paragens e rotas de transporte público colectivo.
Esta iniciativa integra-se no programa do Sistema de Informação em Tempo Real no Território do Quadrilátero Urbano e procura promover estratégias de mobilidade urbana mais sustentáveis e multimodais.
O novo website oferece uma ferramenta essencial para os cidadãos, disponibilizando dados actualizados sobre horários, paragens e trajectos dos transportes públicos nos concelhos de Guimarães, Braga, Barcelos e Vila Nova de Famalicão.
“Este serviço é fundamental para melhorar a acessibilidade e a eficiência dos transportes públicos, incentivando a população a optar por modos de transporte mais ecológicos e reduzindo a pegada de carbono” – salienta uma nota de imprensa do Município de Guimarães.
Além do Qmob.pt, o programa inclui ainda projectos piloto complementares de monitorização de estacionamento e gestão de tráfego, iniciativas essas que estão desenhadas para funcionar em conjunto, criando sinergias que melhoram a mobilidade urbana e a experiência dos cidadãos, fornecendo informações em tempo real.
Foi ainda no âmbito deste programa que permitiu ao Município dotar 25 paragens de transporte público com painéis informativos, designados por Epapers, com a indicação do tempo real em falta para um determinado serviço de transporte público rodoviário regular de passageiros municipal e intermunicipal identificando as linhas respectivas.
Esta implementação de sistemas de informação em tempo real nos transportes públicos é um passo considerado fundamental para aumentar a atractividade do serviço, que pretende ser uma alternativa viável aos meios de transporte individual, como os carros. Com acesso a informações actualizadas e precisas, os utilizadores conseguem planear as suas viagens com maior confiança e conveniência, aumentando a confiança nos transportes públicos, consequentemente, a sua utilização.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.