A mostra cultural vai decorrer no Idegui, nos dias 21 e 22 de Dezembro (Sábado e Domingo), entre as 14h00 e as 20h00, com a colaboração de vários membros da associação, integrando artesanato, gastronomia, música e dança representativa da diversidade cultural da comunidade migrante residente em Guimarães.
“Em Guimarães temos procurado evitar que os migrantes se fechem em ‘bolhas’.”
“O objectivo é criar um espaço público de partilha em que a comunidade migrante mostra à cidade as tradições dos seus países de origem. Em Guimarães temos procurado evitar que os migrantes se fechem em ‘bolhas’ e que, pelo contrário, se integrem na comunidade. O nosso papel na associação é tentar estabelecer pontes entre os migrantes que chegam e a comunidade local, nomeadamente as escolas, empresas e os diferentes serviços públicos”, destaca Nélson Oliveira, presidente da Guimarães [IN]volve.
A jovem associação Guimarães [IN]volve nasceu em Setembro de 2023 e tem como missão promover a integração social da comunidade de migrantes e refugiados que escolheram a cidade de Guimarães para viver e trabalhar, através de apoio ao nível de várias áreas de actuação, partilha da língua Portuguesa e organização de eventos e actividades que promovam a interacção social entre todos.
“Esta mostra cultural do Dia do Migrante é também uma oportunidade de podermos mostrar a riqueza de conhecimentos, experiências e competências que podemos dar, enquanto trabalhadores, estudantes, empresários, familiares, artistas, em benefício do desenvolvimento de Guimarães”, refere Talha Ehsan, vice-presidente da associação.
O Dia Internacional do Migrante foi proclamado através da Resolução 55/93 aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 4 de Dezembro de 2000 e é celebrado, anualmente, no dia 18 de Dezembro.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.