De 18 a 20 de Outubro, a cidade vai receber feministas e especialistas de Portugal, França e outros países que debaterão a igualdade de género no Teatro Jordão.
A Igualdade de Género na Europa será um dos temas a abordar no fórum que se realizará na Cidade Berço, no âmbito da Temporada Portugal-França.
No dia 20 de Outubro, será apresentado, o programa da 6ª Edição do Prémio Viver em Igualdade, numa cerimónia a realizar no Teatro Jordão, com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
O Fórum Igualdade nasceu da vontade comum de França e Portugal de identificar e promover as melhores políticas e práticas da sociedade civil, de modo fomentar o progresso conjunto em direcção a uma verdadeira igualdade e a uma representação mais justa das mulheres nos empregos científicos e técnicos, nos media, no empreendedorismo e na criação cultural.
A abertura será no dia 18 com a apresentação do documentário “O que podem as palavras?”, de Luísa Sequeira e Luísa Marinho. Durante o dia 19 estão programadas várias mesas redondas, para abordar temas como “Novas Cartas Portuguesas 50 Anos Depois”, “Os Direitos das Mulheres”, “Feminismos, democracia e paz” ou “O papel fundamental dos homens feministas”.
No último dia, 20 de Outubro, serão apresentadas as conclusões pelo presidente da Temporada Portugal-França, Emmanuel Demarcy-Mota, pela comissária pela parte portuguesa, Manuela Júdice, pela comissária pela parte francesa, Victoire di Rosa e, ainda, pela presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro.
A sessão de encerramento, às 12h30, estará a cargo da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
No mesmo dia, decorrerá, à tarde, a cerimónia da entrega dos Prémios Viver em Igualdade, com a atribuição dos prémios a 25 municípios, onde se destaca a terceira distinção de Guimarães, numa iniciativa bienal, promovida pela comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal+Igual.
O Fórum Igualdade: Encontro Feminista é organizado conjuntamente por França e Portugal. Em França pelo Institut Français, pelo Ministério da Cultura, pelo Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, pelo Ministério da Igualdade entre Mulheres e Homens, Diversidade e Igualdade de Oportunidades e pelo Ministério do Ensino Superior, Investigação e Inovação.
Em Portugal pela comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, pelo Comissariado Português da Temporada, em articulação com a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares e os Ministérios da Cultura e da Educação.
A participação no evento é gratuita e pode ser presencial ou online, mas está sujeita a inscrição.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.