O Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência vai assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com um conjunto de iniciativas. O programa iniciou-se a 25 de Novembro e estende-se até 17 de Dezembro.
As iniciativas programadas para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de Dezembro, tiveram início a 25 de Novembro com uma oficina da responsabilidade do projecto Estórias de Madeira, promovido pela Because I Care e a Plural e Singular, sobre o estatuto do Cuidador Informal que teve lugar na Escola das Taipas. Esta mesma oficina irá repetir-se ao longo do programa, nas escolas de Abação e Fernando Távora e Cercigui.
Sob o lema Consciencializar para incluir, o programa continua a 1 de Dezembro, quando os utentes do centro de actividades ocupacionais do Centro Social de Brito entrarão com os jogadores do Vitória Sport Clube no jogo com o B-SAD, envergando uma t-shirt do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência. Igualmente, no dia 7 de Dezembro, uma delegação do Vitória visitará os alunos da escola inclusiva, Fernando Távora.
No dia 2 de Dezembro, Sexta-feira, a Associação Plural e Singular promoverá, na EB 2,3 Fernando Távora, a oficina Trocar por Miúdos que tem como finalidade promover os direitos das pessoas com deficiência. Entre os dias 5 e 9 de Dezembro, o Laboratório de Automação e Robótica do Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho irá fazer a adaptação de brinquedos para crianças com necessidades especiais.
Terça-feira, dia 6 de Dezembro, decorrerá no Paço dos Duques, a apresentação do livro, Nasci de novo: Como o meu cão-guia Zangão transformou a minha vida de autoria de Jorge Paiva e com acompanhamento ao piano por Miguel Madeira. A sessão terminará com a apresentação da música e do vídeo clip Também Sonho como tu, de autoria de Marco Génio, sob a coordenação do Município de Guimarães, por via do seu Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência.
A 7 de Dezembro, pelas 10h30, e após o período de isolamento provocado pela covid-19, retomar-se-á a caminhada inclusiva, que contará com a ampla participação das pessoas integradas nas respostas sociais e das escolas, que apelarão, uma vez mais, aos transeuntes, para a necessidade de se observar os direitos das pessoas com deficiência. A caminhada partirá do Paço dos Duques, atravessará algumas das principais artérias da cidade e concluirá o seu percurso no Largo da Câmara, com a leitura do Pregão. No mesmo dia, a Cercigui fará uma demonstração de judo adaptado na escola das Taipas que se repetirá no dia 14 aos alunos da EB 2,3 João de Meira.
Na segunda-feira seguinte, dia 12 de Dezembro, a Associação Salvador, no âmbito do projecto + Acesso para Todos – Por Comunidades mais inclusivas, promoverá o PeddyPaper + Acessível que contará com a participação de alunos de várias escolas do concelho e que terá início no Largo da Câmara Municipal.
A programação termina no dia 17 de Dezembro, Sábado, na Sociedade Martins Sarmento com a entrega dos brinquedos adaptados às crianças com necessidades especiais pelo Laboratório de Robótica da Universidade do Minho.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.