Os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) realizam Sábado, dia 12, a partir das 15h00, um simulacro de incêndio na Basílica de São Pedro do Toural, inserido nas comemorações dos 145 anos da Associação Humanitária.
O exercício vai simular um incêndio que ocorrerá no interior do edifício, lado nascente da Basílica de São Pedro, no Largo do Toural, sendo necessária a sua rápida extinção.
O alerta será dado aos Bombeiros que, de imediato, colocarão no terreno todos os meios para a sua rápida extinção, assim como para a prestação de socorro a eventuais vítimas.
O objectivo é mostrar à população vimaranense a prontidão e formação dos voluntários, assim como os meios da corporação, e contribuir para aperfeiçoar os procedimentos de emergência e socorro.
Para a execução do simulacro todos os Bombeiros, Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal, serviços municipais de Protecção Civil, colaboradores da igreja, moradores e responsáveis pelos estabelecimentos do lado sul do Largo do Toural serão avisados da ocorrência através de comunicação antecipada, dando conhecimento do dia e hora da sua realização.
“Pretendemos treinar os procedimentos de reconhecimento e avaliação de emergência”.
“A realização destes exercícios serve para aperfeiçoar os procedimentos de emergência, interacção e comunicação dos bombeiros com todos os agentes de Protecção Civil. Pretendemos treinar os procedimentos de reconhecimento e avaliação de emergência, bem como de comunicação e prontidão entre todos os intervenientes envolvidos”, explica o comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Bento Marques.
O presidente da direcção da Associação Humanitária dos BVG, João Pedro Castro, convida a população a ver de perto todo o desenrolar daquele exercício de simulacro e sublinha: “Esta será também mais uma oportunidade de mostrar a todos os vimaranenses a nossa capacidade de intervenção e os meios ao nosso dispor, muitos dos quais conseguidos através da generosidade dos cidadãos e empresas”.
No total, o exercício terá a participação de cerca de 60 elementos e de nove viaturas, entre as quais a nova auto-escada dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
Algumas artérias do centro da cidade podem sofrer cortes e condicionamentos, pelo que os BVG apelam à melhor compreensão e colaboração da população para com as forças de segurança que estarão presentes no teatro de operações.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.