Decorreu na passada semana, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, a sessão de encerramento do projecto +Acesso para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas, que tinha como objectivo principal tornar Guimarães uma cidade acessível a todos.
Chegando ao fim desta campanha, foi altura de apresentar os resultados e o seu impacto. O manual de boas práticas sobre acessibilidades e o selo de acessibilidades serão apresentados mais tarde, sendo posteriormente divulgados.
“Há sempre mais e melhor para fazer e tornar o concelho de Guimarães acessível para todos.”
A vereadora da Acção Social, Paula Oliveira, na sua intervenção referiu que os objectivos propostos foram alcançados, frisando que “o trabalho nunca está completo” e que “há sempre mais e melhor para fazer e tornar o concelho de Guimarães acessível para todos”. Paula Oliveira apelou ainda a todos que “sejam agentes da mudança e que continuem este trajecto, de forma a alcançar o acesso e igualdade para todos, promovendo a inclusão e bem-estar de toda a comunidade”.
Salvador Mendes de Almeida, membro da associação Salvador, sublinhou que as medidas e acções implementadas são fulcrais para integração de todos, uma vez que “onde as cidades não estão preparadas, é onde os cidadãos ficam mais isolados”. Salvador referiu ainda que “a voz das pessoas incapacitadas não é muito ouvida” e, portanto, estas iniciativas são essenciais para que todos sejam ouvidos na sociedade.
“O projecto acaba, mas queremos ir mais longe.”
Também parte activa deste projecto, Joana Gorgueira, membro da associação Salvador e gestora deste projecto, evidenciou que “saímos daqui hoje mais consciencializados pelo que devemos fazer”. Afirmou que “o projecto acaba, mas queremos ir mais longe”, deixando em aberto possíveis novas iniciativas futuramente.
A sessão contou também com uma mesa redonda em que participaram a vereadora Paula Oliveira, o presidente da Junta de Freguesia de Urgezes, Luís Abreu, a embaixadora da associação Salvador e membro do fórum municipal das pessoas com deficiência (órgão de debate informal da Câmara Municipal de Guimarães), Sara Coutinho, e a professora Ana Santos, em representação da escola profissional D. Afonso Henriques. A moderação ficou a cargo de Joana Gorgueira, gestora do projecto.
Com o objectivo de combater a realidade das pessoas com deficiência e contribuir para um país mais acessível e uma sociedade mais inclusiva, a associação Salvador criou o projecto +Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas (POISE-03-4639-FSE-001050/52/54), apoiado pela Portugal Inovação Social, e financiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do Portugal 2020, através do FSE – Fundo Social Europeu. Contou ainda com o apoio do Município de Guimarães enquanto investidor social.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.