A inauguração foi ontem e o seu objectivo é oferecer cuidados de saúde de elevada qualidade e personalizados para pacientes com insuficiência cardíaca.
“A nova estrutura representa um avanço significativo na prestação de cuidados cardíacos à população” – salienta uma nota de imprensa divulgada pela ULS do Alto Ave.
A cerimónia foi registada com a presença de Pedro Cunha e Domingos Freitas, da administração da Unidade Local de Saúde, Clara Paz Dias, directora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Anabela Azevedo, enfermeira gestora do serviço de Cardiologia e Filipa Almeida, responsável da Clínica de Insuficiência Cardíaca.
Todos destacaram a importância de um espaço dedicado ao tratamento ambulatório destes doentes, disponibilizando cuidados cardiológicos diferenciados, efectuados por uma equipa multidisciplinar e dedicada, composta por médicos cardiologistas, enfermeiros especializados e técnicos de cardiopneumologia, com objectivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a hospitalização frequente associada a esta condição – salienta ainda o Hospital da Senhora da Oliveira.
Recorde-se “a prevalência da insuficiência cardíaca que tem vindo a aumentar nas últimas décadas, sendo uma das principais causas de morte em Portugal. A organização funcional das equipas multidisciplinares que seguem estes doentes é fundamental para a optimização dos cuidados prestados e melhoria dos resultados, em particular com redução da mortalidade, redução dos internamento e melhoria da qualidade de vida”.
A abertura da Clínica de Insuficiência está inserida num processo assistencial integrado entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, que visa a orientação e tratamento adequado e atempado desta condição. O espaço também visa a orientação e educação dos pacientes e familiares, promovendo um ambiente de suporte e informação.
Com a inauguração da Clínica de Insuficiência Cardíaca, a comunidade da ULS do Alto Ave ganha um importante recurso no combate à insuficiência cardíaca, com o compromisso contínuo da administração desta Unidade Local de Saúde e do seu serviço de Cardiologia com a melhoria da saúde cardiovascular – conclui a nota.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.