A 27 de Março comemora-se o Dia Nacional do Dador de Sangue. Nesta data, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) agradece a todos os dadores de sangue das dádivas feitas ao longo do ano: “aproveitamos este momento para fazer um reforço no que toca a apelar à dádiva de sangue regular” declara o presidente da FEPODABES, Alberto Mota.
“É necessário continuar este trabalho junto dos mais novos e das escolas.”
O presidente da federação alerta que “todos os dias são necessárias cerca de 1000 a 1100 unidades de sangue”. “Embora os números concluídos de 2021 dêem uma nova esperança no que toca a novos dadores, cerca de 35 mil deram sangue pela primeira vez, é necessário continuar este trabalho junto dos mais novos e das escolas”, apela Alberto Mota.
“O ato de dar sangue não deve ser visto como uma obrigação, mas sim um ato de grande altruísmo que merece ser festejado.”
O representante deixa, ainda, uma palavra de agradecimento a todos os dinamizadores da dádiva de sangue, designadamente aos dirigentes das associações, grupos e núcleos de dadores de sangue pelo seu trabalho, dedicação e esforço. “O ato de dar sangue não deve ser visto como uma obrigação, mas sim um ato de grande altruísmo que merece ser festejado. Assim, o Dia Nacional do Dador de Sangue é um dia em que devemos homenagear todos aqueles que, com a sua dádiva, contribuem para que seja possível salvar mais vidas”, reitera o presidente da FEPODABES.
Como entidade que representa 82 associações locais de dadores de sangue, a FEPODABES ambiciona um movimento unido em torno da autossuficiência do sangue e de uma resposta positiva nos momentos mais difíceis. “É possível compatibilizar esses objectivos e continuar a ter uma dádiva de sangue segura, cumprindo escrupulosamente as normas e directivas nacionais e europeias”, realça Alberto Mota.
Atendendo às dificuldades existentes no que toca à dádiva de sangue regular, a FEPODABES vai levar a cabo uma campanha de sensibilização para esta causa através da distribuição de cartazes, flyers e desdobráveis com informações sobre a dádiva de sangue e os locais onde é possível dar sangue.
📸 GA!
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.