• O presidente da Junta da União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil é o sexto entrevistado de uma rubrica que pretende fazer o balanço das freguesias na primeira metade do mandato 2021-2025.
• Tiago Silva preside à junta desde 2021, pertencendo à coligação Juntos por Guimarães. A União de Freguesias tem cerca de 3657 habitantes e ocupa à volta de 7,48 km² de área do concelho de Guimarães.
Estamos praticamente a meio do mandato que se iniciou em 2021 e termina em 2025. Que balanço pode fazer destes dois anos transactos e perspectivas para os próximos?
Tem sido um mandato pautado pela criação de pontes, seja com o movimento associativo local, assembleia de freguesia, com o Município de Guimarães e com os cidadãos. O desafio é constante mas o balanço é positivo, e é gratificante verificar que quando se agregam sinergias em prol das nossas freguesias beneficia o desenvolvimento local. Para os próximos anos perspectivamos continuar a levar a cabo as propostas que apresentamos aos aironenses e vermilenses em 2021, corrigir algumas assimetrias e criar ou melhorar infraestruturas que sejam potenciadoras para o desenvolvimento da cultura, da educação ou do desporto no nosso território.
“A realidade é que lidamos com três comunidades diferentes, com várias necessidades distintas.”
Quais têm sido os principais desafios e conquistas desde o início do seu primeiro mandato à frente da UF de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil?
Sendo uma união de freguesias com um território muito vasto, por vezes é difícil atingir a proximidade que se pretende a todos os cidadãos. Apesar de administrativamente ser uma freguesia, a realidade é que lidamos com três comunidades diferentes, com várias necessidades distintas. No entanto, temos vindo a conhecer cada vez melhor o território para que sejamos o mais assertivos possível no alocar dos recursos que temos à nossa disposição.
Segundo os dados da Câmara Municipal, Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil tem um índice de envelhecimento de 94,3%. Tem medidas previstas para combater esta percentagem? A freguesia está preparada para dar resposta à realidade etária da população?
É uma realidade que não é de agora e que é transversal a todo o concelho. Nos últimos anos o apoio social aos idosos tem sido uma preocupação constante precisamente porque sentimos essa necessidade. Através da CAISA, que é uma cooperativa multissectorial com sede na nossa freguesia, dispomos de várias respostas para essa realidade, como são o centro de convívio e actividades de Vermil, o gabinete de apoio ao cuidador informal ou mesmo a ginástica sénior.
📸 GA!
A União de Freguesias promove algum tipo de incentivo à natalidade e/ou à fixação de população jovem? Que medidas têm implementadas ou pretendem implementar?
Não. A perda de população jovem residente é uma tendência complicada de reverter. Somos a freguesia mais a Oeste do concelho, o que faz com que se fixem em freguesias ou vilas dos dois concelhos vizinhos. Cabe ao poder local e ao Município de Guimarães olhar para o território e criar infraestruturas que possam cativar o interesse dos jovens, como, por exemplo, o parque de lazer multigeracional de Airão São João ou o polidesportivo de Vermil que temos previsto.
“A modernização tecnológica vai sendo adaptada à realidade.”
Tendo em conta a era digital em que vivemos, tem planos para uma modernização tecnológica dos serviços da junta?
A freguesia dispõe de um website moderno, utiliza as redes sociais para divulgação de informação, emissão de facturas e envio por email via software informático. A modernização tecnológica vai sendo adaptada à realidade.
Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil foi uma das Uniões de Freguesia que pediu para desagregar. O que é que levou a este pedido? Qual é o ponto de situação da reorganização?
Foi a vontade do órgão mais representativo dos cidadãos, a assembleia de freguesia. A opinião da maioria dos deputados é que foi um erro a criação desta união e, por isso, submeteu-se o pedido de reversão da mesma neste possível processo de reorganização administrativa. O pedido foi aprovado em Assembleia Municipal e terá seguido para a Assembleia da República.
📸 GA!
Qual é o orçamento previsto para este ano? Quais são as principais actividades/planos estipulados nesse orçamento?
Para 2023 temos um orçamento estimado de 270.000€. O principal projecto é a construção do parque de lazer multigeracional em Airão São João. Para o executar contamos com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães porque é um espaço que a freguesia merece.
“Acredito que até final do mandato teremos os nossos objectivos concretizados.”
Considera que o financiamento da Câmara para o orçamento da UF é suficiente para o que necessita e gostaria de fazer nas freguesias?
Tenho sentido abertura por parte do Município para ouvir as nossas propostas. Acredito que até final do mandato teremos os nossos objectivos concretizados.
Parece-lhe que Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil têm tido o interesse e investimento apropriado por parte da Câmara e da população?
Desde que tomei posse houve um aumento do investimento por parte da Câmara nas nossas freguesias mas o nosso território obviamente exige uma atenção e investimento constante e reforçado.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.