O deputado PSD na Assembleia da República (AR) apresentou à Ministra da Cultura uma agenda local de investimentos no sector cultural.
Desde logo, o financiamento do Orçamento de Estado para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), decorrente da realização da Capital Europeia da Cultura (2012) faz parte dessa agenda.
Recorde-se que outras CEC’s como Porto e Lisboa recebem financiamento para alguns equipamentos ou actividades pelo facto de terem sido Capitais Europeias da Cultura.
Nenhum Governo até hoje levou esse financiamento à prática ficando apenas o Município a ter esse encargo.
Outro assunto tratado entre a ministra Dalila Aguiar Rodrigues e o deputado Ricardo Araújo foi a realização urgente de obras de restauro e de reabilitação na Igreja de Santa Marinha da Costa, imóvel de interesse público e monumento nacional que aguarda a realização de uma intervenção urgente desde 2014.
Também a participação e apoio do Governo às comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede, que se comemoram em 2028, entraram neste pacote de intervenções que o Governo deve ter em Guimarães.
Uma leitura rápida do Orçamento Geral do Estado para 2025 não contempla nenhuma destas intenções, que até podem surgir durante a discussão na especialidade.
“Ricardo Araújo voltou a defender os interesses de Guimarães e dos vimaranenses junto do Governo, à imagem do que já havia feito em Julho, junto do Ministro das Infraestruturas”.
Na reunião de trabalho mantida com a Ministra da Cultura, Dalila Aguiar Rodrigues, o deputado do PSD reivindicou o “justo financiamento nacional” ao CIAJG para combater e colocar termo a uma injustiça que tem mais de 10 anos.
“Este é um direito de uma cidade que, tal como Porto e Lisboa, foi Capital Europeia da Cultura em 2012 e que, reclama e merece igual tratamento e financiamento anual directo do Orçamento de Estado”, defendeu Ricardo Araújo.
“Guimarães reivindica justamente este apoio do Governo desde 2013.”
No mesmo comunicado, é sublinhado que “Guimarães reivindica justamente este apoio do Governo desde 2013, mas infelizmente nunca o viu concretizado, particularmente nos últimos oito anos de Governo do PS, pelo que se torna imperativo que seja reposta a igualdade e justiça nesta matéria”.
De igual modo, Ricardo Araújo sensibilizou Dalila Aguiar Rodrigues para “a necessidade de reabilitação urgente da Igreja de Santa Marinha da Costa, um imóvel de interesse público e monumento nacional, um verdadeiro tesouro patrimonial que se degrada há anos, sem que o Governo do PS tenha realizado qualquer intervenção para responder aos justos anseios e preocupações dos responsáveis da Paróquia e da Freguesia da Costa. É inadmissível que tenhamos um imóvel deste valor patrimonial, que remonta à fundação da nacionalidade, com um notável conjunto de esculturas religiosas no interior, em tão acentuada degradação, sem uma acção urgente do Estado que garanta a sua reabilitação”.
Na mesma reunião mantida com a Ministra da Cultura, o também presidente do PSD Guimarães defendeu que “a comemoração dos 900 anos da Batalha de São Mamede deve ter uma celebração nacional, na qual o Governo deve estar envolvido e empenhado, contribuindo para o maior êxito e alcance desta importante comemoração”.
Acrescenta que “importa salientar e salvaguardar que este Governo já incluiu, de resto, no seu programa a celebração dos 900 anos da Batalha de São Mamede de 1128. Mas desejo que o Governo esteja sensibilizado, comprometido e empenhado juntamente com o Município nesta importante data para Guimarães e o país”, concluiu Ricardo Araújo.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.