Ricardo Araújo é o nº 2 e Emídio Guerreiro o nº 5, lugares elegíveis na lista do círculo eleitoral de Braga.
A secção do PSD Guimarães sai reforçada nesta mudança de liderança nacional, concretizada por Luís Montenegro. E não é apenas a nível de deputados. Também Rui Armindo Freitas faz parte do conselho estratégico nacional, escolhido por Luís Montenegro, tal como Emídio Guerreiro. Uma representação mais abrangente e diversa que coloca o PSD Guimarães ao nível da influência exercida, em tempos, por Fernando Alberto.
A divulgação das listas de deputados, ontem à noite, deixou empolgados os social-democratas que sentem reforçado o peso da secção pelas escolhas e apostas feitas.
Se Ricardo Araújo era o que se chama ‘deputado de Guimarães’ – o facto de ser nº 2 da lista reforçou o peso da secção; Emídio Guerreiro passou então a ser o candidato do presidente do partido, entrando na quota nacional, o que dá outra dimensão à estrutura local.
“Guimarães saiu reforçado: Ricardo Araújo vai ter o destaque que a eleição para a Assembleia da República lhe dará, Emídio Guerreiro foi escolhido pelo líder do PSD e, finalmente, o PS Guimarães vai a reboque porque também indicou o presidente da comissão política para ser o seu deputado” – comentou um dirigente local.
“Comparativamente, Guimarães ficou a ganhar”, defende o mesmo dirigente, recordando que na anterior eleição com Rui Rio na liderança, André Coelho Lima foi cabeça de lista no distrito mas o ‘deputado de Guimarães’ (Bruno Fernandes) foi o 10º da lista e não foi eleito.
Estas escolhas, dão motivo a que no seio da actual direcção do PSD Guimarães a sua decisão de indicar Ricardo Araújo como seu representante, não prejudicava a quota nacional que “sempre existe e existiu” e que no caso, o eleito foi Emídio Guerreiro.
Outro argumento que agora esgrime o mesmo dirigente que pediu para não ser citado, é o “de o PS Guimarães ter seguido a nossa estratégia”, indicando o presidente da comissão política para ser deputado.
Entretanto, a lista de Braga do PSD não conta com ‘paraquedistas’… oriundos de outras regiões, sendo completamente formada por figuras locais do distrito.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.