12.9 C
Guimarães
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

PS Braga: Ricardo Costa será o único elegível na lista

Economia

De incidente em incidente, com uma unidade atacada pela luta dos lugares elegíveis, a reunião para confirmar as escolhas do presidente da Federação, não foi pacífica.

A lista – aberta – de Frederico Castro não reunia condições para ser votada, no entender do presidente da mesa da comissão política Luís Soares. Apesar de o critério seguido para a sua elaboração ter sido o de indicar o primeiro de cada concelhia.

O argumento invocado, é o de que, sendo, o  nº 1 e 2 da lista – indicados pelo secretário-geral do PS – a escolha de duas mulheres, por exemplo, alteraria a composição dos nomes apontados. E concretizou Luís Soares: surgindo em 5º lugar, Irene Costa – por Vizela – se Pedro Nuno Santos optasse por ter duas mulheres nos primeiros lugares, a candidata passaria para o 8º lugar.

Neste contexto, propôs o adiamento da ratificação da lista do presidente da Federação de Braga para Segunda-feira, uma suspensão da reunião, não acatada pelos membros presentes que continuaram com a reunião já sem a presença da mesa

Da lista de deputados apresentada por Frederico Castro há conclusões evidentes: de que ‘o peso’ da concelhia de Guimarães – a maior do país – não prevaleceu, o candidato de Braga é o 3º da lista (Pedro Sousa) e o 4º é da concelhia de Guimarães (Ricardo Costa). 

As condições votadas na reunião da comissão política do PS Guimarães para colocar um provável substituto de Ricardo Costa, caso este optasse por concorrer à eleição da Câmara Municipal e se fosse eleito, quem tomaria assento na Assembleia da República seria outro. Então o indicado seria Hugo Teixeira – vai na lista por ser o presidente da JS do distrito. Ninguém levou a sério estas recomendações da maior concelhia do PS no país. E o segundo candidato, da concelhia vimaranense, neste caso, a candidata é Gabriela Nunes que foi colocada pelos critérios do presidente da Federação no último lugar da lista (19º).

© Direitos Reservados

Também, do presidente da Federação não veio nenhum sinal de apaziguamento, entre as tendências instaladas, pois, nenhum candidato a deputado tem algo a ver com José Luís Carneiro que muitos ainda acham que será o nº 1 da lista de Braga e outros entendem que o lugar será de Mariana Vieira da Silva – o seu pai já foi candidato por Braga.

Neste jogo de escolhas, notou-se que há mais mulheres como presidentes de concelhias no distrito. E Frederico Castro indicou-as para a lista de deputados se, também, fossem a primeira escolha das concelhias.

Hugo Teixeira, presidente da Federação de Braga, da JS também passou para um lugar inelegível (15º) o que deixa a concelhia de Guimarães resumida ao poder ou interesses de Ricardo Costa enquanto presidente da concelhia local.

Frederico Castro entendeu atribuir a si mesmo – como presidente da Federação da lista – o 6º lugar que endossou a um deputado actual que é da Póvoa de Lanhoso, mas não foi indicado pela concelhia, uma vez que prefere continuar como presidente da Câmara. Uma escolha controversa e com critérios dúbios, a lembrar as ‘manobras’ de Joaquim Barreto na composição das listas.

O candidato de Famalicão vai em 7º e o 8º é Vânia Cruz – indicada, simultaneamente por ser a representante das mulheres socialistas e a presidente da concelhia de Vieira do Minho. O candidato nº 9 da lista será outro nome indicado por Pedro Nuno Santos e o de Barcelos figura em nº 10.

A lista foi votada, sem a presença de qualquer membro conotados com Luís Soares/Joaquim Barreto e registou 36 votos a favor. Os 10 votos contra foram assumidos pela JS e pela concelhia de Barcelos, a quem o escalonamento dos deputados não interessa.

Aliás, Frederico Castro admitiu tentar que o 9º lugar, da escolha da comissão política nacional, venha a ser preenchido por candidatos locais e neste caso da JS com Hugo Teixeira a poder estar na fronteira dos elegíveis.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias