O deputado do PSD, Ricardo Araújo acusa o PS de defender coisa diferente em Guimarães e em Lisboa. A origem deste reparo está no facto de os socialistas terem ido a reboque do Bloco de Esquerda (BE) na votação de uma proposta em que recomenda ao Governo a realização de estudos sobre a viabilidade de uma ligação ferroviária entre as duas cidades.
A Câmara e o anterior Governo do PS, de António Costa, apoiou o desejo manifestado por Domingos Bragança de ter uma ligação por Metrobus que chegasse ao ponto de passagem da linha de alta velocidade em Braga.
O líder do PSD Guimarães acusa agora o líder do PS vimaranense de “andar em sentido contrário” e de oscilar “entre o apoio à ferrovia em Julho, depois o metro de superfície em Outubro e agora em Novembro já não sabemos o que defende…”
A proposta do BE foi aprovada no Parlamento, no âmbito da discussão na especialidade do OGE 2025, com o apoio claro do PS e só o PSD e CDS-PP votaram contra tendo em conta o processo que está em curso.
Essa proposta prevê a realização de mais estudos agora sobre uma ligação ferroviária, o que pode atirar a definição e construção desta linha para lá de 2030.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães tem reunido com o Ministro das Infraestruturas, sensibilizando-o para uma solução de financiamento que viabilize a ligação, já acordada, também, entre os Municípios das duas cidades – até porque Braga já tem em curso a construção da linha do seu Metrobus que há-de ligar, para os lados da Morreira, ao troço que segue para Guimarães.
Com este atirar do comboio contra o Metrobus, o PS provoca um acidente que pode deitar fora os estudos feitos pelo professor José Mendes e desperdiçar um milhão de euros aprovados pelo então Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, um sinal de que o Governo de António Costa aprovava esta solução.
“As contradições do PS estão a prejudicar e a comprometer os interesses estratégicos de Guimarães” – acusa Ricardo Araújo.
O deputado do PSD condena a atitude do PS e de Ricardo Costa sobre este adicionar de “mais estudos”. E diz mesmo que “o PS que nada fez para melhorar as ligações entre Braga e Guimarães, quer que se continue sem nada fazer”. O estudo sobre a ferrovia como sistema de ligação das cidades de Guimarães e Braga e quando já está em curso a implementação do BRT, é para Ricardo Araújo, “um brincar aos comboios” e a deixar Guimarães nesta indefinição, comprometendo o avanço da solução Metrobus.
“Ninguém sensato acredita que vamos ter Metrobus e ferrovia ao mesmo tempo.”
“Ninguém sensato acredita que vamos ter Metrobus e ferrovia ao mesmo tempo, com este Governo ou com outro” – atira Ricardo Araújo, deixando o ónus para Ricardo Costa de “defender uma coisa em Guimarães e outra em Lisboa”.
Domingos Bragança não comenta para já este incidente ‘fabricado’ no seio do Parlamento. Nem admite deitar a ‘toalha ao chão’ na sua luta por trazer o Governo de Luís Montenegro para esta causa.
E, para já, mantém o que afirmou, na reunião do executivo vimaranense a 28 de Outubro, que “o BRT não é uma aposta, é uma realidade”. É que com este canal, Guimarães consegue servir com transporte público rodoviário as duas vilas a Norte da cidade – Ponte e Caldas das Taipas – e fazer a ligação a Braga e à estação de alta velocidade.
Sublinhou então que “estamos a gastar dinheiro em projectos que estão a ficar concluídos. Tive uma reunião com o Ministro das Infraestruturas para apresentar estes projectos e entrar em execução de projectos de especialidades para uma obra que rondará os 200 a 300 milhões de euros, precisamos de garantia do Governo de que haverá financiamento. Espero que a cidade de Braga, com o protocolo que assinou connosco, faça o mesmo no sentido de Guimarães”, afirmou Domingos Bragança, referindo-se ao acordo existente para ligar as redes de BRT das duas cidades.
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