11.7 C
Guimarães
Quinta-feira, Dezembro 5, 2024

CVE: PS também pede congratulação na Assembleia da República

Economia

Ricardo Costa e Ricardo Pinheiro, deputados socialistas, são os autores de um voto de congratulação “à cidade de Guimarães” pela “conquista” do título de Capital Verde Europeia em 2026.

No requerimento que formaliza o projecto de voto, entregue na Assembleia da República (AR) em 3 de Dezembro, registam que “Guimarães tem demonstrado uma acção constante e incansável no desenvolvimento de políticas ambientais inovadoras, sempre com a visão de criar uma cidade mais verde, inclusiva e resiliente”.

© Ayuntamiento de València

Um percurso, “iniciado há mais de uma década, culmina agora num merecido reconhecimento europeu, que distingue Guimarães, a nível internacional, como um exemplo de boas práticas no domínio da sustentabilidade ambiental”, justificam os autores.

Na sua formulação, o requerimento também reconhece que o estatuto de CEV “resulta do extraordinário cometimento encetado pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e pelas suas equipas políticas e técnicas”.

“A sua liderança tem sido crucial para transformar Guimarães num modelo de cidade verde.”

Sublinham que “a sua liderança tem sido crucial para transformar Guimarães num modelo de cidade verde, capaz de enfrentar os desafios ambientais contemporâneos com soluções inovadoras e eficazes, um trabalho que mereceu um compromisso importante, através da subscrição da declaração de consenso político pelos representantes de todos os partidos políticos, pelos vereadores eleitos da Câmara Municipal e pelos líderes dos grupos parlamentares com representação na Assembleia Municipal de Guimarães”.

Ricardo Costa e Ricardo Pinheiro, justificam que “a distinção agora atribuída pela Comissão Europeia deve-se ainda, e sobretudo, ao envolvimento directo da comunidade vimaranense, como disso são exemplo as brigadas verdes, grupos de cidadãos voluntários que se uniram com o objectivo comum de preservar e melhorar o ambiente local, tornando-se num exemplo claro de como o espírito cívico e o trabalho conjunto podem fazer a diferença na consolidação das cidades como sustentáveis e inovadoras, onde todos se sentem parte activa da mudança”.

© PUB

O programa educativo PEGADAS, revelou-se fundamental neste caminho de futuro, com os deputados socialistas a reconhecerem a “acção educativa desenvolvida nas escolas do concelho”, como um contributo “para sensibilizar e mobilizar as novas gerações para a importância da preservação ambiental e da construção de uma sociedade mais consciente e responsável, assim como para a importância da adopção de práticas sustentáveis no quotidiano da comunidade”.

Para o título de Capital Verde Europeia, os deputados do PS dão ênfase ao “contributo do trabalho desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães, uma plataforma de inovação que alia a investigação científica à implementação de práticas de gestão sustentável dos recursos naturais, posicionando-se enquanto centro de investigação e boas práticas ambientais com reconhecimento nacional e internacional”.

Sublinham ainda que “esta estrutura foi a responsável pela constituição do Pacto Climático de Guimarães, uma iniciativa que visa envolver os cidadãos, empresas, instituições e o Município numa acção colaborativa para a descarbonização do território tendo em vista a neutralidade climática em 2030”.

“Esta não é apenas uma conquista de Guimarães, mas de todo o país, que vê na cidade um exemplo de como é possível avançar colectivamente na construção de um futuro mais verde e sustentável” – conclui o requerimento.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias