12.3 C
Guimarães
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

CDU: Torcato Ribeiro e Mariana Silva criticam indefinição sobre ferrovia

Economia

Foi na estação da CP, que os coordenadores da CDU apresentaram aos jornalistas, a sua indignação pela falta de soluções para o reforço da oferta de transporte rodoviário em Guimarães.

“Não se está a olhar para a ferrovia como eixo para resolver a mobilidade no concelho” – atirou Torcato Ribeiro.

© PUB

Dizendo que “tem vindo a lume notícias em que dão conta da necessidade de tirar trânsito automóvel à estrada 105 que liga a Lordelo mas tudo não tem passado de ideias” – salientou o dirigente da CDU.

“São os transportes que combatem o isolamento.”

Agilizar a ligação a Lordelo-cidade – e vice-versa – poderia passar “pela duplicação da actual linha de caminho-de-ferro, senão na sua totalidade, pelo menos em alguns troços”. Referiu ainda Torcato Ribeiro que “são os transportes que combatem o isolamento” e por isso, a CDU vimaranense apresentou ao grupo parlamentar do PCP que recomende ao Governo “a realização de um estudo sobre a linha de Lordelo e a possibilidade de ser utilizada neste percurso”.

Lamentou que a discussão sobre a utilidade da ferrovia não se faça, o que permitiria sensibilizar todos para esta temática.

A CDU insiste que a ferrovia é a melhor solução para aproximar Lordelo da cidade e inversamente a cidade de duas vilas – onde entra Moreira de Cónegos – e já se assume como “uma necessidade”. E também nas ligações ao Porto e quando for possível a Braga.

Recordou que “a dispersão urbana era uma coisa bonita noutros tempos mas está a criar problemas no momento actual”. E notou que Guimarães se fez um processo inverso do uso da ferrovia: “fecharam-se linhas, e construíram-se barreiras para chegar mais depressa ao interior”.

Mariana Silva, também sublinhou a importância da ferrovia para combater o isolamento, “pois, o comboio sempre trouxe gente à cidade”

E no momento em que Guimarães tem mais atracções – um centro histórico com um património admirado, uma Universidade do Minho – o que fizeram “foi retirar o Alfa e tardam em reconhecer a importância da ligação Lordelo-cidade”.

Criticou “o desinteresse da Câmara pela ferrovia” como parte da solução para a mobilidade em Guimarães, como transporte mais sustentável e limpo.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias