A próxima sessão da Assembleia Municipal tem uma agenda grande: são 110 pontos, em que dois são meras informações e outros dois são para aprovar actas de sessões anteriores.
Os restantes são para discutir as propostas da Câmara, a autora da reunião do parlamento local que obriga os deputados a um papel mais burocrático do que político.
Neste “sim, Senhora Câmara Municipal”, a divergência é de mera retórica político-partidária, com os deputados a sujeitarem-se ao peso democrático dos votos socialistas e a assumirem-se como o ‘selo branco’ das decisões da Câmara que carecem de ratificação da Assembleia.
O que já se ouviu nas reuniões de Câmara, ecoará nesta reunião de 29 de Abril (Terça-feira), que se pode prolongar por mais quatro dias.
Os pontos que abrem a agenda foram aprovados na reunião do executivo de 22 Abril: Relatório e Contas de 2024, apreciação da Certificação Legal das Contas – Relato sobre a Auditoria das Demonstrações Financeiras e Relato sobre outros Requisitos Legais e Regulamentares, a ratificação da Reabilitação das instalações do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Caldas das Taipas – Minuta de Contrato de Cooperação Inter-administrativo para execução de obra.
E, por aí adiante, num ritual administrativo, a que falta substância por sincronia entre quem exerce o poder – na Câmara e na Assembleia, apenas mudando as vozes dos intervenientes.

O presidente da Câmara apresenta uma informação escrita acerca da actividade da mesma e da situação financeira do Município, um relatório que poucos deputados se dão ao trabalho de ler e de perceber.
Haverá pontos da agenda que serão votados por ‘grosso e atacado’, por acordo dos líderes parlamentares.
Outro ponto da sessão é o que se prende com o período de antes da ordem do dia, onde cada partido utiliza o tempo com os temas que escolhe.
A sessão da Assembleia Municipal pode ser seguida em streaming: aqui.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.