A Heimtextil é importante para as empresas portuguesas para além do valor do mercado alemão. Como plataforma internacional, a feira de Frankfurt atrai outros compradores, de mercados que importa conquistar.
Para a Têxteis JF Almeida, “a importância do mercado alemão representa uma fatia do mercado europeu com relevância idêntica a outros países, sendo o mercado que está a desenvolver a um ritmo considerado normal, com desenvolvimentos e projectos dentro do expectável” – revela João Almeida.
Uma das maiores e importantes empresas de Guimarães, no segmento do têxtil-lar, a JFA apresentou-se em Frankfurt aplicando ao máximo o conceito ‘inovação’, visível não apenas na perspectiva “de produto bem como no modus operandi de concepção e finalização do produto”.
O administrador da JFA acrescenta que “a aposta num caminho com mais preocupações ecológicas, em fibras distintas, que apresentam uma pegada mais verde”, como é o caso da Lyocell, aliada sempre ao algodão orgânico certificado, alarga o caminho da empresa na sustentabilidade.
Considera que “a rastreabilidade do produto é um objectivo, bem patente nos nossos produtos já com passaporte digital, onde o consumidor final pode encontrar todo o percurso de construção e a pegada ecológica do mesmo”.
Neste acentuar do processo de inovação, salienta que “a par disto há diversos desenhos adaptáveis a diferentes mercados com distintas gramagens e composições”.
João Almeida, mostra as suas perspectivas e preocupações sobre o futuro. Faz uma reflexão sobre os diferentes mercados e o ponto de viragem para um novo ano. Antevê 2025 como “um ano desafiante, não menos que o anterior, mas também cheio de oportunidades”.
“Encaramos os desafios como portas de inovação e de novas soluções.”
Acentua ainda que “encaramos os desafios como portas de inovação e de novas soluções. Como tem vindo a ser propósito da nossa forma de estar, a inovação, aliada a princípios mais ecológicos tem sido o caminho para aquilo que o mercado nos tem apresentado”.
Agora, “introduzir novas gamas de produtos, apostando na eficiência energética, e em produto de valor acrescentado com fibras inovadoras e rastreáveis, tem sido uma mais valia. Estas circunstâncias, aliada a um serviço de excelência, tem sido uma metodologia que nos permite superar momentos mais instáveis”.
Por isso, “manter esta estratégia parece-nos o mais acertado, sendo que o feedback ao momento tem sido positivo”. Reconhecendo “as preocupações face à instabilidade que se sente mundialmente em vários parâmetros”, João Almeida reforça que “acreditamos na nossa flexibilidade de pensamento e trabalho que nos capacita para os desafios a que nos propomos” – concluiu.
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