“A inovação não resulta só do investimento em ciência, resulta do investimento em educação, nas pessoas”. Foi assim que o Ministro da Educação, Fernando Alexandre, iniciou a sua intervenção na abertura do 6º iTechStyle Summit.
Deixou, ainda, um apelo claro às empresas para aproveitaram os conhecimentos que são gerados pelas universidades e politécnicos, de modo a “alinharem as investigações com as agendas das empresas”.
Fernando Alexandre, falou dos excelentes resultados das parcerias entre as empresas, universidades e centros tecnológicos e incitou os empresários a tirarem partido das agendas mobilizadoras para “transformar o sector e reposicioná-lo numa dimensão mais favorável” e que ao mesmo tempo seja capaz de reter o capital humano no país.
“O têxtil e vestuário é um sector que continua a ser muito importante para a economia. Mudou muito nos últimos 20 anos, nos últimos 15 foi dos que mais cresceu em termos de produtividade”, continuou o Ministro.
“O país não vai competir com salários baixos, as empresas têm de mudar ou vão sair de cenário.”
“Houve uma alteração no posicionamento do sector e vai ter de continuar a haver”, vincou, notando que a evolução da ITV virá acompanhada de assimetrias: as empresas que baseiam a sua competitividade nos custos, nos salários, vão ter dificuldades em manter-se. “O país não vai competir com salários baixos, as empresas têm de mudar ou vão sair de cenário”, avisou, colocando a tónica na criação de produtos de maior valor acrescentado, mais disruptivos e encorajando as empresas a explorarem outros mercados externos.
“Se as exportações têm crescido é preciso continuarmos alinhados com as tendências”, disse Fernando Alexandre. Sustentabilidade e digitalização foram os dois tópicos do seu discurso, o último não só alicerçado em ganhos de produtividade para as empresas mas, como referido, de forma mais geral, indo à raiz: “é importante a qualificação das pessoas, que elas dominem as tecnologias, que o sistema educativo esteja a garantir competências digitais aos jovens”.
Foto © Citeve
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.