O memorando de entendimento é um passo para a visão de partilha do eco-sistema têxtil euro-mediterrâneo que o presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal – espera próspero.
“Abraçando a sustentabilidade e a competitividade como valores centrais.”
“A conexão têxtil entre a União Europeia e Marrocos tem um potencial vasto e ainda inexplorado. Através da nossa colaboração com a AMITH, pretendemos reforçar os sectores têxteis de ambas as regiões, abraçando a sustentabilidade e a competitividade como valores centrais”, explicou Mário Jorge Machado, presidente da Confederação europeia.
O memorando de entendimento com a associação marroquina do sector têxtil e vestuário AMITH, tem como objectivo alinhar as práticas industriais com a legislação europeia sobre sustentabilidade e circularidade.
O encontro, inserido na 21ª edição da ‘Maroc in Mode’ em Casablanca, teve também como propósito unirem-se para a resolução de desafios aduaneiros e regulatórios, bem como fortalecer o clima de investimento e negócios entre as duas regiões.
O memorando de entendimento representa um compromisso fundamental para um futuro sustentável e colaborativo para as indústrias têxteis europeias e marroquinas, abrindo caminho para novas oportunidades no âmbito da convenção ‘Pan Euro Med’, que entra em vigor a 1 de Janeiro de 2025. O acordo foi firmado em 2013 para aumentar o comércio entre a União Europeia e países da região euro-mediterrânica, nos quais se inclui ainda a Turquia e Tunísia.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.