A competitividade do sector, a nível mundial, está ameaçada. E por isso há “necessidade de medidas rápidas para manter a competitividade do sector diante da competição global”.
Mário Jorge Machado, presidente da Confederação, pediu a Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, um comportamento mais eficaz na defesa desta indústria europeia, numa altura em que tanta se fala da reindustrialização da Europa.
Na carta que a Euratex endereçou à União Europeia em representação de mais de 300 mil empresas que pertencem ao sector, é pedida a remoção da isenção de mínimos sob o Código Aduaneiro da União, uma reacção aos altos custos da energia e à fragmentação do mercado, assim como tomada de medidas para impulsionar a procura por têxteis sustentáveis.
A Euratex quer, também, mudanças na compra pública verde de maneira a diminuir a dependência de fornecedores extra UE, um estreitar das relações comerciais com os Estados Unidos da América e uma modernização da União Aduaneira da UE-Turquia.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.