Armindo Monteiro é o novo presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) para o quadriénio 2023-2027. O empresário sucede a António Saraiva, que conduziu os destinos da Confederação durante 13 anos.
A eleição de Armindo Monteiro registou a maior participação de sempre e o escrutínio registou o maior número de votos da história da confederação. A lista única candidata foi eleita a 30 de Março, com 87% do universo eleitoral, presidida por Armindo Monteiro no conselho geral e na direcção da CIP, contando ainda com António Saraiva como presidente da mesa da assembleia geral e com Bruno Bobone como presidente do conselho fiscal. Os vice-presidentes da direcção são: João Almeida Lopes, Rafael Campos Pereira, José Nogueira de Brito, Luís Miguel Ribeiro, Manuel Carlos, Pedro Duarte, Carlos Cardoso, Jorge Tomás Henriques e Óscar Gaspar.
Com base no programa eleitoral A Força da Economia é a Força de Portugal, o novo presidente transmite uma mensagem ao Governo: “depois da assinatura de um acordo de concertação social, em Setembro do ano passado, classificado como histórico pelo primeiro-ministro, as políticas públicas que estão a ser concretizadas não só ficam aquém das necessidades do país, como provocam um atrito contraproducente, expondo as empresas e os trabalhadores a um risco económico desnecessário”.
O presidente recém-eleito acredita na “primeira linha do combate aos constrangimentos que impedem a plena afirmação do potencial produtivo e transformador das empresas e dos empresários. Estaremos na primeira linha da construção de propostas que valorizem a iniciativa privada, o contexto empresarial, os trabalhadores, a incorporação de valor e a geração de riqueza, pressupostos fundamentais do progresso, da distribuição e da coesão”.
Os novos órgãos sociais da Confederação Empresarial de Portugal tomaram posse no dia 12 de Abril, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República que encerrou a Conferência Cumprir Portugal – Dimensão, Inovação, Internacionalização. No final do evento, António Saraiva foi condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Industrial, como agradecimento pelos 19 anos ao serviço da CIP, 13 dos quais enquanto presidente.
Dirigindo-se ao novo presidente da CIP, Marcelo Rebelo de Sousa apelou à “capacidade de visão, de futuro a médio e longo prazo, de inovação, de criatividade, de antecipação, de progresso, de crescimento, de justiça social” por parte das empresas.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.