0.8 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025

Alcova Milano: mostrará os têxteis sob uma nova luz nas Heimtextil Trends 25/26

Economia

“Inusitadas, originais e inovadoras”é assim que as Heimtextil Trends 25/26 são descritas, no primeiro ano que têm a direcção curatorial dos fundadores da Alcova Milano.

“A plataforma para design independente questiona as convenções de design tradicionais e estabelece novos impulsos com a sua abordagem não convencional” – salienta um comunicado da feira de Frankfurt.

Justifica ainda que a “Alcova Milano combina design com arte, arquitectura e outras disciplinas para criar apresentações surpreendentes e multi-facetadas que vão muito além das tradicionais exposições de design”.

Por isso, as tendências da própria feira serão vistas com outros olhos, mostrando “os têxteis sob uma nova luz, integrando influências históricas e futuras”.

A Heimtextil iniciou uma nova cooperação com as mentes visionárias da Alcova, lê-se ainda na nota de imprensa da feira. E por isso, as apresentações da Alcova, são consideradas um ponto de encontro para os entusiastas do design como se tem visto durante a renomada Semana de Design de Milão, que colocam os designers independentes em destaque. 

A curadora e directora criativa Valentina Ciuffi e o arquitecto Joseph Grima, são os fundadores da Alcova. E somam a experiência e o sucesso de terem dado um novo ar à mostra colectiva de Milão, ganhando fama ao revitalizar locais históricos, seja uma antiga padaria abandonada, uma fábrica de caxemira ou um antigo hospital militar. 

A forma como dão vida a locais únicos que, de outra forma, permaneceriam escondidos dos olhos do público, tornando-os espaços fascinantes para serem utilizados na apresentação de exposições pioneiras e instalações cativantes e promover o diálogo entre pessoas que moldam a cultura do design moderno. E isso agrada à Messe de Frankfurt que salienta que “desde a sua fundação em 2018, a Alcova demonstrou de forma impressionante como os elementos tradicionais podem fundir-se com o design contemporâneo para criar narrativas novas e perspicazes”.

“A colaboração entre a Heimtextil e a Alcova promete ultrapassar os limites criativos.”

“A colaboração entre a Heimtextil e a Alcova promete ultrapassar os limites criativos e definir novos impulsos para o mundo têxtil. Juntamente com Valentina Ciuffi, Joseph Grima e a sua rede internacional e inter-disciplinar de especialistas, estamos a desenvolver ainda mais o carácter progressista da Heimtextil Trends” – afirma Olaf Schmidt, vice-presidente de Têxteis e Tecnologias Têxteis.

A abordagem das tendências têxteis, será dinâmica e contemporânea e não se limita apenas reconhecer as mudanças e tendências globais na indústria têxtil, mas também explorar como as tendências são percebidas e utilizadas. 

“A Heimtextil vai estimular os visitantes a reavaliar o significado cultural e material dos têxteis. E os expositores terão a oportunidade de participar do Trend Preview e receber o Trend Booklet com antecedência”, promete Olaf Schmidt.

Reconhece na Heimtextil 25/26 que será “o passado a encontrar o futuro”, com a transformação das tendências históricas que agora serão vistas com novo título: ‘Future Continuous’.

Ou seja, o passado não é apenas levado em conta, mas também revitalizado e repensado. Estas redescobertas são muito mais do que retrospectivas nostálgicas – servem como fonte de inspiração para moldar um novo futuro, num processo contínuo de renovação e transformação de tendências passadas.

Valentina Ciuffi e Joseph Grima, dão valor à linguagem, para ajudar a compreender as tendências. “A linguagem está, portanto, a tornar-se uma ferramenta fundamental para compreender e comunicar a complexidade e a progressão dos desenvolvimentos futuros”.

“Os têxteis são vistos como importantes agentes de mudança.”

E será pela linguagem que se explicará como “os têxteis são vistos como importantes agentes de mudança em culturas que estão profundamente interligadas com os desafios ecológicos e globais do nosso tempo”

As explicações não apenas analisam o papel do passado e do futuro dos têxteis, mas também constituem a base para a selecção de cores da Alcova. A paleta de cores desenvolvida vai muito além da percepção visual: cada cor recebe um nome que contém uma narrativa emocional e cultural mais profunda.

Na ‘Trend Arena’ no Hall 3.0, os visitantes podem esperar uma experiência extraordinária em que Alcova liga de forma criativa o passado e o futuro da indústria têxtil. As tendências têxteis do passado serão reflectidas e revitalizadas para servirem como fonte de inspiração para desenvolvimentos futuros.

Resta esperar pelos detalhes completos de ‘Future Continuous’ a serem revelados no Trend Preview, em 12 de Setembro (Quinta-feira) de 2024.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias