3 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025

Vitória: Santa Clara declara candidatura ao 5º lugar

Economia

Parecia o dia de ‘São Varela’… tantas as defesas, de risco, feitas a remates dos avançados açorianos. Eram remates para golo… um, dois, três, quatro e cinco (o último do penálti falhado). O Vitória apenas tinha feito um, num canto directo apontado por Samu Silva (60’). 

Sossegada com a exibição do capitão e guarda-redes, a equipa vitoriana tentou contrariar o adversário no meio-campo. Uma meta falhada porque o anti-ciclone dos Açores persistia em manter-se sobre a intermediária vitoriana. Com sucessivas oportunidades de golo a serem goradas por Bruno Varela, numa tarde inspirada que guardou a igualdade sem golos enquanto pôde.

Vinícius Lopes foi o mais perdedor no ataque do Santa Clara e até no último lance de jogo, de penálti, atirou ao lado. Mas já não havia mais tempo… para o Vitória.

O Santa Clara mostrou que o 5º lugar – que ocupa – não é fruto do acaso. Aproveitou a carga de jogos do Vitória e lançou-se para a frente com Gabriel Silva a ser expoente de um ataque sistemático à baliza vitoriana.

Mas ‘água mole em pedra dura… tanto bate até que fura’. E seria Ricardinho (80’) a fazer o golo que marca o resultado. Num golpe de cabeça oportuno, aproveitou o ressalto de uma bola vinda da barra, rematada por Lucas Soares. Varela saiu da baliza para dificultar o cruzamento e o remate de Ricardinho levou a bola até à barra. De nada valeu a presença de três defesas vitorianos na frente da baliza.

A exibição do Vitória não foi condizente com a ambição admitida pelo treinador Rui Borges que, ainda em Guimarães, havia mostrado ambição de chegar ao 4º lugar, coisa então possível.

Mas o Santa Clara contrariou essa tese, demonstrou que estava melhor para chegar ao 5º lugar – e quiçá ao 4º se o Braga perder – e pressionou quanto pôde o Vitória. Se a igualdade sem golos já era lisonjeira para o Vitória pela história do jogo, a derrota acaba por ser natural e condizente com o desempenho da equipa. Mais uma vez as alterações não funcionaram.

O Vitória alinhou com: Bruno Varela, Alberto Baio, Óscar Rivas, Toni Borevković, João Miguel Mendes (Jesús Ramírez 85’), Tiago Silva, Tomás Händel (Manu Silva 85’), Samu Silva (João Mendes 70’), Kaio César (Telmo Arcanjo 71’), Nuno Santos (Gustavo Silva 70’), Nélson Oliveira.

Amarelos: Kaio César (19’), Nélson Oliveira (44’), Telmo Arcanjo (90’), Tiago Silva (96’).

Vermelhos: Tiago Silva (98’).

Foto © Vitória SC

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias